Presidente da Câmara de São Brás de Alportel preocupado com Centro de Medicina e Reabilitação do Sul

Vítor Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, manifestou preocupação com a demora na resolução da situação […]

Reunião CMR Sul2Vítor Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, manifestou preocupação com a demora na resolução da situação transitória de gestão do Centro de Medicina e Reabilitação do Sul, CMR Sul, pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, numa reunião com o presidente deste instituto público, que teve lugar esta segunda-feira, dia 10, nas instalações do CMR Sul.

Nessa reunião, o autarca Vítor Guerreiro fez-se acompanhar do deputado socialista algarvio Miguel Freitas.

Desde Novembro de 2013, que a ARS Algarve assume a gestão do CMR Sul, situado em São Brás de Alportel, enquanto se aguarda por um novo concurso público para atribuição da gestão do centro a uma entidade privada.

A falta de celeridade neste processo e as limitações causadas pela Lei do Orçamento de Estado que impossibilitam a contratação de profissionais para ocupar as vagas em aberto, bem como a expedita aquisição de material de consumo clínico, entre outro, são motivos de grande preocupação para a autarquia, que reconhece o exemplar trabalho desenvolvido por esta unidade considerada de excelência na área da reabilitação.

Com a saída de alguns profissionais de diversas áreas de especialização, o CMR Sul «enfrenta atualmente sérias dificuldades em manter a mesma acessibilidade e qualidade dos serviços prestados aos utentes, tendo sido obrigado a encerrar o serviço de ambulatório, depois de em janeiro ter fechado 10 camas da unidade de internamento, de modo a garantir a manutenção dos restantes serviços».

A falta de medicamentos é outro dos problemas que afeta o Centro, devido aos procedimentos necessários para a aquisição de bens, que se revelam morosos e complexos.

Perante tal cenário, o presidente Vítor Guerreiro manifesta o seu desagrado pela «falta de sensibilidade» demonstrada pelo governo em relação aos serviços prestados pelo CMR Sul à população.

«Para garantir a qualidade habitual dos serviços é fundamental que seja autorizado um regime de contratação excecional para admissão de pessoal ou aquisição de prestação de serviços, com vista a colmatar a falta de profissionais no CMR Sul, até existir um parceiro para partilhar a gestão desta unidade de saúde. Da parte da autarquia manteremos toda a disponibilidade para colaborar no que estiver ao nosso alcance, bem como continuaremos a acompanhar esta situação», salienta o autarca.

Comentários

pub