Presépio animado de José Cortes volta a abrir as portas em Lagos

Inúmeras horas de trabalho e muita criatividade resultaram num presépio animado em que nada ficou esquecido. Totalmente pensado e construído […]

Presepio (5)Inúmeras horas de trabalho e muita criatividade resultaram num presépio animado em que nada ficou esquecido. Totalmente pensado e construído por José Cortes, este já famoso Presépio pode ser visitado a partir do dia 13 de Dezembro, na garagem do seu criador, em Lagos. A entrada é livre.

O Presépio animado pode ser visitado do dia 13 de Dezembro a 6 de Janeiro, entre as 15h00 e as 19h00, na rua 5 de Outubro, nº18, em Lagos.

Os dias 9 a 12 estão reservados para visitas escolares do pré-escolar e 1.º ciclo (com marcação prévia junto do Serviço de Educação da Câmara Municipal).

Há anos que o lacobrigense José Cortes se “entretinha” com pequenos presépios. No entanto, e devido à sua vida profissional (era proprietário de uma loja de vestuário no centro histórico de Lagos), nunca se conseguiu dedicar a esta paixão tanto quanto gostaria.

Em 2011, e porque já tinha na ideia a sua reforma, começou, logo em Janeiro, a pensar num presépio, mas desta vez em maior escala. Entrou na sua garagem e aí se esqueceu do tempo…

Começou por imaginar como gostava que tudo ficasse. Deitou de imediato mãos à obra, ainda que só a partir de agosto desse ano (altura em que trespassou o seu negócio), tenha podido dedicar-se, a tempo inteiro, a este sonho.

Foram necessárias inúmeras horas para a procura dos materiais certos, das cores certas, dos bonecos certos. E uma dose muito bondosa de paciência.

Em Dezembro abriu pela primeira vez ao público escolar e, mais tarde, toda a população foi convidada a conhecer o seu presépio.
Foi um sucesso. E no seguinte também. Tanto que só pensa em ir aumentando o seu presépio animado. Ora com mais figuras, ora com mais movimento, ora com mais cor. Os materiais, à base de esferovite, madeira e pedra, são ora pintados, ora esculpidos com muita paciência e entusiasmo.

São agora centenas de figuras articuladas que nos transportam para o mundo mágico do Natal.

 

 

Comentários

pub