Preparação para o nascimento na Unidade Hospitalar de Portimão completa o 100º curso

A equipa da Preparação para o nascimento da Unidade de Portimão do Centro Hospitalar do Algarve completa este mês o […]

preparação do nascimento partoA equipa da Preparação para o nascimento da Unidade de Portimão do Centro Hospitalar do Algarve completa este mês o seu 100º curso.

Com mais de 1200 casais/grávidas preparados, desde 2003, esta equipa, composta por duas enfermeiras especialistas em saúde materna e obstétrica, duas fisioterapeutas, e por uma psicóloga, está motivada em continuar a proporcionar estes ensinos a futuros pais, esperando, desta forma contribuir para que nasçam “bebés mais felizes”.

Este curso surgiu para dar resposta à necessidade das futuras mães de saberem mais sobre todo o processo que envolve a gravidez, o parto e o nascimento do bebé.

A chegada de um filho implica uma mudança muito significativa na vida da mulher e do seu companheiro. Por isso é importante preparar-se as famílias para esta mudança, física e psicológica, contribuindo para facilitar o parto e ajudar a viver a gravidez e a maternidade de uma forma plena.

A perspetiva de um parto é normalmente vivida com uma grande ansiedade associada ao desconhecimento dos processos físicos e psicológicos inerentes. O medo perante o desconhecido diminui quando se sabe o que vai acontecer e as suas causas.

Dotar os casais de conhecimentos que lhes permitam encarar o parto e o nascimento com naturalidade é um dos objetivos primordiais do curso. A promoção da autoconfiança no casal e da participação ativa no parto e pós parto são também metas que se pretendem atingir com esta formação o que tem sempre como finalidade o desenvolvimento harmonioso e saudável da família.

As vantagens para mães, bebés e pais são comprovadas pelos próprios, mas também pelos profissionais de saúde que acompanham os casais no parto e na estadia na maternidade. As diferenças entre os casais que fizeram preparação para o nascimento e os que não fizeram são notórias em todo o processo.

“Conseguimos ter grávidas/puérperas e pais menos ansiosos, mais colaborantes, mais despertos para todos os sinais, o que nos permite comunicar com eficácia, porque nos conseguem explicar o que pretendem e nós conseguimos fazer-nos entender com muito maior facilidade” explica Alda Santos, uma das enfermeiras responsáveis por este projeto.

 

No que consiste o curso de preparação para o Nascimento?

No curso de preparação para o nascimento, são abordadas questões práticas e teóricas com o objetivo de promover a educação para a saúde materno-fetal e do recém-nascido e capacitar os pais para a aquisição de conhecimentos e competências que os ajudem a preparar-se para o nascimento e parentalidade.

Com vista à facilitação do desenvolvimento do trabalho de parto, com controlo da dor, são ministrados ensinos de exercícios físicos e respiratórios de controlo, o que contribui para a diminuição da ansiedade e do stress provocado pelo trabalho de parto.

Nestas sessões, são esclarecidas todas as dúvidas mais comuns que as grávidas e os casais têm quando esperam um filho. O que acontece com o corpo durante a gravidez e parto; como participar activamente no trabalho de parto; como aliviar alguns incómodos da gravidez; como controlar a ansiedade e o medo através do relaxamento e da respiração; quais são os sinais de parto e como agir perante cada um deles; a amamentação; os cuidados a ter com o bebé e a recuperação pós parto, são as principais temáticas abordadas no curso com vista a permitir que os futuros pais alcancem o equilíbrio físico e emocional ideal para viver a gravidez e o parto de forma plena e gratificante.

No final do curso, é feita uma visita a todas as instalações por onde a grávida passará aquando do parto.

A presença do pai (ou pessoa significativa escolhida pela mulher para assistir ao parto) é sempre incentivada.

Além da importância da informação sobre a gravidez e o parto facultada nestas sessões, permitirá ao pai acompanhar e participar em todos os momentos, já que aprenderá diferentes exercícios de respiração e relaxamento que servirão para ajudar a mulher no momento do parto.

 

O funcionamento dos cursos de preparação para o nascimento

Os cursos de preparação para o nascimento, na Unidade de Portimão do Centro Hospitalar do Algarve, tiveram início em 2003 e já preparam 1210 casais. Divididos em 10 sessões de 1h30 cada, têm a duração de 5 a 6 semanas.

As solicitações são sempre superiores à resposta, uma vez que por questões de logística e recursos humanos só é possível receber entre 10 a 12 grávidas/casais em cada curso. O acesso é feito pela ordem de inscrição, no entanto, é dada sempre prioridade às grávidas adolescentes.

Para terem acesso a esta formação, as grávidas têm que ter autorização escrita do médico assistente (que só é facultada após a 12ª semana de gestação). Devem também solicitar no Centro de Saúde o encaminhamento para uma consulta de Fisiatria para a preparação para o nascimento no Hospital.

As sessões realizam-se sempre em grupo e preferencialmente com grávidas que se encontrem entre as 28 e as 32 semanas de gestação.

Comentários

pub