Polis Litoral Ria Formosa consigna obra de Requalificação das Quatro Águas de Tavira

A Polis Litoral Ria Formosa – Sociedade para a Requalificação e Valorização da Ria Formosa SA vai consignar hoje, 12 […]

4 águas_1A Polis Litoral Ria Formosa – Sociedade para a Requalificação e Valorização da Ria Formosa SA vai consignar hoje, 12 de Novembro, ao meio dia, em sessão pública, a obra de Requalificação das Quatro Águas – Tavira – Bloco A, em sessão marcada para o salão nobre dos Paços do Concelho de Tavira.

A requalificação das Quatro Águas, inserida no âmbito da intervenção de Requalificação e Valorização da Ria Formosa, a cargo da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa, tem como objetivo a «requalificação e valorização do espaço público, em termos de ordenamento de tráfego e melhoria dos equipamentos e serviços existentes, eliminando elementos ambientalmente dissonantes e regularizando ocupações de espaços ribeirinhos que configuram situações de risco para pessoas e bens».

Esta intervenção permitirá a «dignificação deste interface privilegiado entre a cidade de Tavira e a Ria Formosa», concretamente no acesso à Ilha de Tavira e no desenvolvimento de atividades náuticas, e permitindo o estabelecimento de uma mais estreita relação dos cidadãos com os valores naturais em presença.

Abrangendo o acesso viário desde a zona do futuro Porto de Pesca de Tavira até ao cais de embarque das Quatro Águas, a intervenção criará condições para formas alternativas de mobilidade (circulação pedonal e de velocípedes) e melhorará as condições de amenidade no sítio das Quatro Águas, ao nível da vegetação, pavimentos e equipamentos, passando esta zona a constituir uma área nobre para a população, consagrada ao lazer e à fruição do contacto sensorial com o ambiente.

4 águas_2Paralelamente, será promovida uma maior disciplina e ordenamento da circulação e estacionamento automóvel, a par de uma melhoria das condições para a circulação de transportes públicos, dotando o espaço de estruturas adequadas para o embarque e desembarque de passageiros.

Em complemento, o projeto prevê a instalação de mobiliário urbano e equipamento associado à intervenção, iluminação pública e sinalização informativa, interpretativa e pedagógica.

Na sequência do concurso público decorrido a execução da empreitada foi adjudicada à empresa Vibeiras SA, pelo valor de 2.301.664,52 de euros, mais IVA.

A fiscalização da obra foi adjudicada à empresa GWIC Lda, pelo valor de 69.818 euros, mais IVA.

A execução da obra tem um prazo previsto de 365 dias, sendo financiada através de capital social da Polis Litoral Ria Formosa (componentes Estado e Câmara Municipal de Tavira) e financiamento comunitário, proveniente do Programa Operacional Temático de Valorização do Território (POVT), inserido no Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

4 águas_3«A inaugurar no final de 2015, a requalificação das Quatro Águas permitirá a devolução desta área aos cidadãos, promovendo o seu (re)encontro com um dos seus elementos patrimoniais e ambientais mais valiosos, a Ria Formosa», salienta a Sociedade Polis.

Comentários

pub