Plano de Emergência de Proteção Civil de Olhão está em vigor desde quarta-feira

O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Olhão está em vigor desde quarta-feira, o dia a seguir à […]

Proteção CivilO Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Olhão está em vigor desde quarta-feira, o dia a seguir à publicação do documento em Diário da República.

Este plano «permite organizar, orientar, facilitar, agilizar e uniformizar as ações necessárias a responder da melhor forma, bem como antecipar os cenários suscetíveis de desencadear um acidente grave ou catástrofe».

«O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil é um documento formal no qual as autoridades de proteção civil a nível municipal definem as orientações relativamente ao modo de atuação dos vários organismos, serviços e estruturas a empenhar em operações da sua intervenção. A reposição da normalidade das áreas afetadas constitui outro dos seus objetivos, de forma a minimizar os efeitos de um acidente grave ou catástrofe sobre as pessoas, bens e/ou o ambiente», segundo a Câmara de Olhão.

Uma das vantagens que se espera tirar, após a entrada em vigor deste plano, é a antecipação de «cenários suscetíveis de desencadear um acidente grave ou catástrofe», com o documento a definir, «de modo inequívoco, toda a organização e os procedimentos para preparação e aumento da capacidade de resposta».

O primeiro exercício, no âmbito do Plano de Emergência de Proteção Civil olhanense, terá lugar daqui a cerca de 3 meses, estando a primeira revisão do documento agendada, conforme a lei, para daquia dois anos.

Comentários

pub