Mais de meio milhão de euros em ementas vendidas na Rota do Petisco 2014

Durante os 38 dias da Rota do Petisco 2014, foram vendidas 222.550 ementas nos 124 estabelecimentos de Portimão, Praia da […]

rota do petiscoDurante os 38 dias da Rota do Petisco 2014, foram vendidas 222.550 ementas nos 124 estabelecimentos de Portimão, Praia da Rocha, Alvor, Mexilhoeira Grande, Ferragudo e Silves, que, de 5 de setembro a 12 de outubro, apresentaram o que há de melhor na gastronomia portuguesa a preços convidativos. Foi duplicado o número de ementas da edição anterior.

Estes e outros dados foram divulgados publicamente na festa de encerramento da Rota, promovida pela associação Teia D’Impulsos a 31 de outubro, na Casa Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, num encontro de balanço onde foi divulgado que diariamente foram servidas uma média de 5.800 ementas, mais do dobro dos valores registados no ano passado, o que levou os organizadores a considerarem o evento como “um verdadeiro sucesso”.

Na ocasião, os responsáveis da Teia D’Impulsos revelaram que a Rota do Petisco 2014 se traduziu globalmente num impacto económico direto, em termos do valor das ementas vendidas, na ordem dos 539.684 euros, tendo os fins-de-semana sido particularmente concorridos, com destaque para o dia 20 de setembro, em que foram consumidas 9.306 ementas.

O dia 20 de setembro foi o recordista: foram consumidas 9.306 ementas

Se este valor for comparado com o investimento realizado para a concretização do evento, maioritariamente suportado por trabalho voluntário, a conclusão dos promotores é que a Rota do Petisco “não só é sustentável, mas também uma iniciativa geradora de riqueza ao nível regional, sendo já um evento gastronómico marcante no calendário da região e cujo reconhecimento vem sendo consolidado de ano para ano”.

rota do petisco2Quanto ao Facebook e ao website concebido especialmente para a Rota 2014, revelaram-se instrumentos essenciais de divulgação: 27.576 visitas foram registadas no website, sendo que os acessos a partir de Lisboa (8.898) chegaram mesmo a superar os do concelho de Portimão (8.486).

Quanto aos números dos acessos à página de Facebook da Teia D’Impulsos durante o período em que decorreu o evento, verificaram-se 78.995 visitas de alcance direto e mais de 1 milhão de alcance total, um aumento significativo face aos números de 2013.

Há um outro número a registar, os 19.230 euros angariados através da iniciativa Rota Solidária, na sequência da doação de 1 euro pelos participantes, aquando da aquisição do seu passaporte.

Tratava-se de um contributo solidário para a concretização de projectos promovidos seguintes instituições locais de solidariedade social: Refeitório Social do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora do Amparo; Associação de Dadores de Sangue do Barlavento Algarvio; Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portimão; Associação Portuguesa para as Perturbações de Desenvolvimento e Autismo do Algarve; e projeto Vela Solidária.

Os 19.230 euros angariados através da iniciativa Rota Solidária serão distribuídos por 5 IPSS

Em breve, o valor apurado será distribuído por estas entidades.

Organizada pela Teia D’Impulsos, a Rota do Petisco voltou a alicerçar-se nas parcerias entre entidades públicas, associações de cidadãos e empresas, sendo uma prova viva de como a reunião de sinergias pode dar valiosos frutos, tendo a organização destacado a parceria com a associação Alvorecer, responsável pela organização em Alvor, “e que conseguiu um muito significativo crescimento do evento na vila, quer em número de estabelecimentos aderentes, quer em ementas vendidas”.

Os agradecimentos também foram alargados aos parceiros do evento, assim como “a todos os que contribuíram generosa e gratuitamente para o programa de animação da Rota do Petisco, aos media partners e a quem pôs o seu know-how ao serviço da construção dos meios de divulgação e comunicação do evento, neste ano de alargamento geográfico da Rota, que chegou à Mexilhoeira Grande e a Silves”.

 

Durante a festa de encerramento da Rota do Petisco 2014, foram realizados os sorteios dos prémios desta edição, de que resultou a seguinte listagem:

Prova de vinhos para duas pessoas:
Maria Hortense Encarnação e Vanda Fitas (Adega Única);
Maria Helena Griff e Zora Ramalho (Quinta Morgado da Torre);
Maria Paula Valejo e Elisabete Fernandes Araújo (Quinta dos Vales);
Matilde Batista Nunes e Paula Maria Soares (Quinta do Francês);
José Carlos Ramos e Maria Podence (Adega do Cantor);

Prémios da Patrícia Cabeleireiros & Estética no valor de 35€
Débora Chantre (tratamento de estética);
Emiliano Oliveira (cabeleireiro);

Prémio da Seven Secrets
João Miguel Almeida (limpeza de pele);

Prémios experiências de vela
Lígia Dâmaso, Manuela Moreira de Sousa, Ana Cristina Almeida e Maria Manuela Justo.

 

A Teia D’Impulsos é uma associação social, cultural e desportiva sediada em Portimão e desenvolve ao longo do ano diversas iniciativas com o apoio da Câmara Municipal.

Comentários

pub