Lagos presta homenagem a quatro personalidades na toponímia da cidade

O Município de Lagos homenageou quatro personalidades perpetuando os seus nomes na toponímia da cidade. O descerramento das placas decorreu […]

aleixoO Município de Lagos homenageou quatro personalidades perpetuando os seus nomes na toponímia da cidade. O descerramento das placas decorreu a 1 de novembro, numa cerimónia realizada no âmbito das comemorações do Dia do Município, passando a denominar-se Rua Emmanuel da Costa Correia (Historiador); Rua João Braz (Poeta); Rua António Diogo Bravo (Industrial) e Rua António Aleixo (Poeta).

A Sessão Solene que antecedeu a Cerimónia de Descerramento de Placas Toponímicas, decorreu no Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI, na presença de vários convidados, na sua maioria amigos e familiares dos homenageados.

Além do executivo municipal, estiveram igualmente presentes, o presidente da Assembleia Municipal de Lagos Paulo Morgado, o presidente da Assembleia da União de Freguesias de Lagos José Bandarra, outros autarcas, membros da Comissão Municipal de Toponímia e demais entidades locais que aceitaram o convite para participar nesta cerimónia.

As placas toponímicas que foram descerradas resultaram de uma proposta de atribuição de denominações toponímicas para a Freguesia de Santa Maria (zona da Atalaia) que a Comissão Municipal de Toponímia deliberou, por unanimidade, na reunião de 29 de maio de 2008, apresentar à Câmara Municipal de Lagos, tendo merecido a aprovação unânime do órgão executivo em reunião realizada a 18 de junho de 2008.

braz«Estava então em causa não apenas a identificação de novos arruamentos numa zona de expansão urbana da cidade de Lagos, de cariz residencial e turístico, nas proximidades de um prestigiado campo de golfe, como a oportunidade de, uma vez mais, se prestar homenagem através da toponímia de Lagos a personalidades que a seu tempo se destacaram nos mais variados domínios de atividade humana, da cultura ao mundo empresarial, recordando a sua vida e obra, e fazendo perdurar, nas gerações atuais e futuras, pedaços de uma memória coletiva que dá conteúdo à identidade de um povo e dos lugares», salienta a Câmara de Lagos em nota de imprensa.

A presidente da Câmara Maria Joaquina Matos sublinhou, na inauguração, que a autarquia de Lagos “sempre valorizou muito a área da toponímia”, frisando que “todos os nomes consagrados nas placas do nosso município contribuíram para uma sociedade melhor”.

A autarca mostrou-se muito honrada “em termos a possibilidade de prestar esta homenagem a estes quatro tão importantes vultos, que são exemplos de vida para o nosso presente e para o nosso futuro. Desejamos que a sua memória perdure para a posteridade”.

Também a vereadora da Cultura e da Toponímia lembrou que “a História é feita pelos povos e, no limite, pelo conjunto de histórias singulares dos indivíduos em sociedade”.

ruaPara a vereadora Maria Helena Afonso, e assumindo-se a toponímia como uma referência dos valores históricos, culturais de cada lugar e memória coletiva de factos, personalidades, tradições “faz todo o sentido registar sistematicamente as personalidades, os casos mais marcantes, começando por descobri-las nas designações das ruas, dando vida a quem fez história e reforçando e reconstruindo memórias e identidades locais”.

Os representantes das famílias quiseram deixar palavras de agradecimento à autarquia pela homenagem prestada àquelas personalidades, e pelo facto de ter sido “reconhecido o mérito que tiveram no percurso das suas vidas, nas diferentes áreas”.

Da família do poeta João Braz falou Vera Machado (neta) e Rosa Andrade (sobrinha), que recitou alguns poemas do seu tio. Em representação dos familiares de António Diogo Bravo falou o seu neto, António Ricardo Bravo Mexia Chaves Costa.

O último convite para usar da palavra foi feito a Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé e neto do poeta António Aleixo, que, à semelhança dos anteriores familiares, voltou a agradecer o facto do Município de Lagos “manter viva a memória do meu avô, um homem muito humilde e bastante incompreendido no seu tempo, mas que curiosamente deixou uma obra poética bastante atual”, convidando todos a conhecer um pouco mais deste poeta popular algarvio.

A cerimónia terminou na zona da Atalaia, com o descerramento das respetivas placas toponímicas.

Comentários

pub