José Carlos Araújo traz música antiga ibérica ao Festival de Órgão de Faro

O organista José Carlos Araújo vai proporcionar ao público que se dirigir à Sé de Faro, no próximo sábado, uma […]

Jose Carlos AraujoO organista José Carlos Araújo vai proporcionar ao público que se dirigir à Sé de Faro, no próximo sábado, uma viagem pela música antiga ibérica, em novo concerto do Festival de Órgão do Algarve, agendado para as 21h30.

Cravista e organista, José Carlos Araújo estudou também interpretação de música antiga no Conservatório Nacional, em Lisboa, e em numerosos seminários orientados por personalidades como Cremilde Rosado Fernandes, Gustav Leonhardt, José Luis Uriol e Rinaldo Alessandrini.

Apresenta-se regularmente em recitais em instrumentos históricos dedicados sobretudo à música antiga ibérica. Iniciou em 2012 a coleção discográfica melographia portugueza, que compreende a gravação integral das obras de Carlos Seixas.

O VII Festival de Órgão – Faro 2014 está a decorrer desde o início de Novembro, com concertos todos os sábados, divididos entre a Igreja do Carmo e a Sé de Faro.

Em 2014 já atuaram no festival o jovem André Bandeira, o duo formado pelo organista Daniel Ribeiro e pela oboísta Teresa Ramos e o organista Rui Soares. A festa do órgão encerra dia 29 de novembro, com um concerto de Pavel Černý, organista checo com «inúmeras atuações internacionais, vários prémios arrecadados e diversas gravações televisivas, radiofónicas e discográficas» no seu currículo.

Esta iniciativa é co-organizada pela Associação Cultural Música XXI e Direção Regional de Cultura do Algarve, em parceria com o Município de Faro, o Consulado Honorário da República Checa em Faro, a Fundação INATEL, a ALGAR, o Hotel Faro e a Região de Turismo do Algarve.

Comentários

pub