Inspeção conclui que Ponte Velha de Portimão está de boa saúde

A inspeção subaquática aos pilares da Ponte Metálica de Portimão, mais conhecida como Ponte Velha, permitiu concluir que a estrutura […]

ponte velha portimãoA inspeção subaquática aos pilares da Ponte Metálica de Portimão, mais conhecida como Ponte Velha, permitiu concluir que a estrutura se encontra em bom estado de manutenção e conservação, anunciou a empresa Estradas de Portugal (EP).

Segundo a empresa, «esta foi a primeira inspeção subaquática realizada exclusivamente por técnicos especializados da EP, que integram o Centro de Inspeções Subaquáticas, criado em 2013».

Tratou-se de uma inspeção visual efetuada por técnicos mergulhadores aos pilares submersos da Ponte Velha, de onde «resultou a confirmação do seu bom estado de manutenção».

A Ponte Metálica de Portimão liga as margens do Rio Arade, numa extensão total de 332 metros, e é constituída por uma superstrutura treliçada metálica de tabuleiro superior em betão armado, assente em pilares e encontros de alvenaria.

Esta obra foi construída em 1875 pela Compagnie de Fives-Lille, «constituindo-se como um património valioso e economicamente relevante para a região», salienta a EP, no seu site.

19_Ponte velha de PortimãoA Ponte Velha de Portimão esteve fechada durante quase dois anos, devido ao risco de colapso, detetado em Novembro de 2007. Foi então sido sujeita a obras de restauro, da responsabilidade das Estradas de Portugal.

Reabriu provisoriamente ao trânsito automóvel durante o Verão de 2008, mas depois voltou a fechar, para conclusão das obras. Só abriu de forma definitiva a 15 de Julho de 2009, com uma festa no tabuleiro da ponte, que incluiu uma megafeijoada.

As obras, que levaram mais de um ano, passaram requalificação de toda a estrutura, em especial o reforço dos pilares, tendo começado pelos P4 e P5, aqueles que apresentavam indícios de pior estado de conservação nas inspeções subaquáticas realizadas. Foi ainda alvo de pavimentação, pintura e melhoramento da iluminação.

A realização da atual inspeção decorre do «normal ciclo de inspeções subaquáticas efetuadas a todas as obras de arte com elementos submersos, conforme o estipulado no Sistema de Gestão de Conservação destas estruturas».

Os técnicos inspetores da EP, depois de «obtidas as indispensáveis certificações e formação», detêm agora «as habilitações necessárias que garantem à empresa dominar a realização de todo o tipo de inspeções, a capacidade de intervenção rápida e também a possibilidade de prestar este serviço a entidades externas que o solicitem», garante ainda a empresa.

Comentários

pub