In Loco mostra a Dieta Mediterrânica “à algarvia” no Egito

Uma equipa da associação In Loco esteve no Egito, para mostrar «a genuína gastronomia algarvia e o elevado profissionalismo dos […]

Equipa SlowMed portuguesa no EgitoUma equipa da associação In Loco esteve no Egito, para mostrar «a genuína gastronomia algarvia e o elevado profissionalismo dos cineastas e especialistas» que a compõem, numa reunião  do projeto internacional SlowMed, do qual é a parceira nacional.

Oitenta participantes, entre Chefs, Film Makers, Especialistas em alimentação e comunicação e Nutricionistas/Dietistas reuniram-se na Biblioteca de Alexandria e na Universidade de Pharos, no Egito, para apresentar propostas de gastronomia, de documentários e de publicações para crianças, sobre Dieta Mediterrânica.Ao longo de uma semana, as equipas de Portugal, Egito, Palestina, Espanha, Líbano e Itália partilharam experiências, «debatendo ideias e construindo coletivamente os guiões para os produtos nacionais e internacionais do projeto ENPI SlowMed»: um estudo de base, um documentário, ações de educação alimentar nas escolas, um livro de receitas para crianças e um “roteiro” de eventos de promoção da Dieta Mediterrânica, que culminará em Setembro de 2015, em Portugal, com o Festival Internacional SlowMed, em articulação com a Feira da Dieta Mediterrânica (Tavira)».

«A presença portuguesa destacou-se no meio de equipas profissionais muito competentes: O vídeo de apresentação do LWG Português colheu intensos aplausos da audiência e recebeu muitos parabéns por parte dos cineastas presentes, contribuindo para elevar o nível da competição que culminará no próximo ano, durante o festival SlowMed, com o Concurso Internacional de Documentários sobre a Dieta Mediterrânica», segundo a In Loco. Os film makers portugueses presentes foram Jorge Mestre Simão (CIAC-UAlg), Rodrigo Cartegiano, Ana Medeira e Fúlvia Almeida.

Também em foco, estiveram alguns pratos típicos da região, sugeridos pelos chefs algarvios Adérito Almeida, Abílio Guerreiro, Margarida Vargues e Pedro Beleza. «Cataplana de Galinha com Batata-doce de Aljezur e Mexilhão» e «Polvo com Xarém de Ameijoa Branca e espinafre salteado» foram as propostas gastronómicas apresentadas.

«Se algum dos participantes ou dos 20 chefs estrangeiros tinha dúvidas sobre a capacidade da cozinha portuguesa de se afirmar como uma das melhores cozinhas do mundo, elas dissiparam-se assim que a cataplana foi servida ou que o xarém de polvo se derreteu na boca dos convidados. Foi um momento de aclamação geral para a Gastronomia Algarvia, guardiã da Dieta Mediterrânica», garantiu a In Loco.

A delegação portuguesa aproveitou para promover junto dos representantes de outros países produtos locais algarvios, tais como a “Estrela de Figo” o Azeite e a Flor de Sal, «que foram amplamente apreciados e criaram expectativas elevadas para as mostras gastronómicas do próximo ano, no Festival SlowMed, em Portugal».

As propostas de guião para o documentário e o livro, bem como os objetivos da campanha de edução nutricional nas escolas foram aprofundadas pelos responsáveis pela comunicação e pelos nutricionistas/dietistas dos seis países participantes e em que Portugal se fez representar por Susana Rosa (Comunicação) e Catarina Vasconcelos (Dietista), com a dinamização de Estela Louçã, da In loco.

Comentários

pub