Hospitais algarvios fazem sensibilização e rastreios no Dia Mundial da Diabetes

O Dia Mundial da Diabetes, dedicado à sensibilização e prevenção desta doença, assinala-se esta sexta-feira, 14 de Novembro. A efeméride […]

Dia mundial da diabetesO Dia Mundial da Diabetes, dedicado à sensibilização e prevenção desta doença, assinala-se esta sexta-feira, 14 de Novembro. A efeméride será marcada por diversas iniciativas promovidas pelos profissionais de saúde e distribuídas pelas três unidades hospitalares que integram o Centro Hospitalar do Algarve.

Em Faro, o Serviço de Dietética e Nutrição vai dedicar a manhã de sexta feira a esclarecer a população sobre aquele que é considerado um dos vilões no controlo da diabetes – o açúcar.

A ação de sensibilização e informação terá lugar no átrio das consultas externas, entre as 10h00 e as 13h00 horas, convidando todos os que por ali circulem a saber um pouco mais sobre os tipos e teores de açúcar contidos em determinados alimentos, bem como de que forma estes interferem com o nosso organismo.

Saber as diferenças entre os conceitos “sem açúcar” e “sem adição de açúcar” ou entre os tão conhecidos “ligth” e “diet”, aprender a ler os rótulos nutricionais ou ainda conhecer os diversos tipos de adoçantes, identificando aqueles que são recomendados a pessoas com diabetes, são alguns dos esclarecimentos que a equipa de dietistas se propõe a prestar à população neste dia dedicado à patologia. Simultaneamente e com a colaboração da Unidade de Diabetologia serão realizados rastreios gratuitos à população, através da medição da glicemia.

Nas unidades do barlavento algarvio, a equipa do Núcleo de Diabetes do Serviço de Medicina 4 (Portimão/Lagos) vai dinamizar simultaneamente ações de sensibilização sobre a diabetes e rastreios à população, dentro e fora de portas.

No hospital de Portimão, os rastreios estão agendados para os dias 17 e 18 de novembro, no hall de entrada da Unidade de Portimão.

Em Lagos, a iniciativa desloca-se já esta sexta feira, dia 14, entre as 15h00 e as 17h00, à Junta de Freguesia da cidade, numa ação conjunta entre as equipas do Hospital de Dia de Diabetes da unidade hospitalar de Lagos e do Centro de Saúde local.

Comentários

pub