Greve dos enfermeiros de ontem com mais adesão do que há uma semana

Bem mais de metade dos enfermeiros que trabalham no Algarve fizeram greve, esta sexta-feira, dia em que se cumpriu o […]

Nuno Manjua_SEP AlgarveBem mais de metade dos enfermeiros que trabalham no Algarve fizeram greve, esta sexta-feira, dia em que se cumpriu o segundo dia de paralisação, no espaço de uma semana, destes profissionais de saúde.

Segundo revelou ao Sul Informação o coordenador da delegação do Algarve do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) Nuno Manjua «a adesão à greve no Algarve aumentou, relativamente à passada sexta-feira», afetando, sobretudo, os hospitais, mas também alguns centros de saúde.

Nos hospitais, a adesão foi superior aos 60 por cento, com destaque para Portimão, em que a média andou acima dos 80 por cento, e houve vários centros de saúde que viram quase todos os enfermeiros a parar.

Segundo os dados do SEP/Algarve, os enfermeiros do turno da tarde das três unidades do Centro Hospitalar do Algarve seguiram a tendência dos da madrugada e manhã. Em Faro, a adesão foi, neste turno, de 70 por cento, em Portimão atingiu os 80 por cento e, em Lagos, os 60 pontos percentuais.

Nos dois turnos anteriores, os das madrugada e manhã, a adesão foi, respetivamente, de 66 e 64 por cento, em Faro, de 94 e 78 por cento, em Portimão e de 50 e 73 por cento, em Lagos.

Nos centros de saúde, o sindicato destacou os 90 por cento de adesão, em Quarteira, os 80% em São Brás de Alportel, os 75 % de Lagos e os 70% de Tavira.

Comentários

pub