Filme mudo «Metrópolis» acompanhado ao piano apresenta-se na Fortaleza de Sagres

O filme mudo «Metrópolis», acompanhado ao piano por Luís Conceição, vai ser apresentado no auditório da Fortaleza de Sagres, no […]

metropolis16O filme mudo «Metrópolis», acompanhado ao piano por Luís Conceição, vai ser apresentado no auditório da Fortaleza de Sagres, no domingo, dia 9 de Novembro, às 16h30.

«Metrópolis» é um filme lendário do realizador alemão Fritz Lang, centrado na temática das tensas relações que existiam entre a classe de trabalhadores e o patronato.

Estreou-se em 1926, apresentando um elevado nível de efeitos especiais para a época. Como a sua versão original era demasiado longa para uma boa divulgação e apresentação do filme nas salas de cinema, foi necessário reduzir o filme, tendo sido perdida uma hora de filme. Para substituir essa perda, as cenas foram trocadas por um fundo branco com palavras, em vez de imagens.

Luís Conceição acompanha ao piano, ao vivo, propondo um revivalismo dos tempos do cinema mudo, onde este instrumento musical assumia um papel de protagonista, influenciando tanto o filme como o seu ambiente.

A banda sonora para esta recriação de “Metrópolis” é baseada em três conceitos fundamentais: temas clássicos, temas originais e improvisação do pianista.

O evento encerra o ciclo de apresentações da Academia de Música de Tavira realizadas em monumentos da região algarvia, no âmbito do Programa DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos da Direção Regional de Cultura do Algarve.

Comentários

pub