Festival de Órgão de Faro encerra com o checo Pavel Černý

O Festival de Órgão de Faro encerra no próximo sábado com um convidado internacional, o organista, pedagogo e organólogo checo […]

Pavel ČernýO Festival de Órgão de Faro encerra no próximo sábado com um convidado internacional, o organista, pedagogo e organólogo checo Pavel Černý, que vai atuar na Sé de Faro, às 21h30.

O concerto vai dar a conhecer alguma da música europeia no tempo dos governantes Habsburgo e é oferecido pelo Consulado Honorário da República Checa em Faro.

Pavel Černý formou-se no Conservatório e na Academia de Belas Artes de Praga e é presença habitual nos palcos da República Checa. Atua frequentemente noutros países europeus, EUA, Japão, Brasil, África e Cuba.

É professor na Academia de Belas Artes de Praga e na de Janáček (Brno), membro de júri em competições nacionais e internacionais e consultor artístico de festivais de órgão.

Venceu competições de órgão na Eslovénia e na República Checa. Realizou gravações para a rádio e para a televisão e os seus CD receberam louvor da crítica internacional. Autor de séries radiofónicas sobre órgão, participa em comissões especializadas dedicadas à construção, restauro e documentação de órgãos, publicando artigos na imprensa especializada.

O espetáculo que protagonizará em Faro será o último dos cinco que compuseram a 7ª edição deste festival, uma co-organização da Associação Cultural Música XXI e da Direção Regional de Cultura do Algarve.

Desde o início de novembro, e sempre ao sábado, atuaram na Igreja do Carmo e na Sé o jovem André Bandeira, o duo formado pelo organista Daniel Ribeiro e pela oboísta Teresa Ramos, e os organistas Rui Soares e José Carlos Araújo.

O VII Festival de Órgão – Faro 2014 é co-organizado pela Música XXI tem como parceiros o Município de Faro, o Consulado Honorário da República Checa em Faro, a Fundação INATEL, a ALGAR, o Hotel Faro e a Região de Turismo do Algarve.

Comentários

pub