Doutorandos de Psicologia da UAlg apresentam em público os resultados das suas teses

A Universidade do Algarve, com a colaboração da Câmara Municipal de Faro, vai realizar a 2ª edição do Ciclo de […]

Biblioteca-de-FaroA Universidade do Algarve, com a colaboração da Câmara Municipal de Faro, vai realizar a 2ª edição do Ciclo de Palestras do Doutoramento em Psicologia, que terá início no dia 28 de novembro, na Biblioteca Municipal de Faro, com a palestra “Impacto psicológico da crise financeira”, proferida por Rita Leal.

Tal como no ano letivo passado, esta segunda edição, que decorrerá sempre às 18h00, integrará seis palestras mensais proferidas por alunos que se encontram a finalizar a sua tese de doutoramento, procurando apresentar à comunidade em geral os principais resultados obtidos, numa linguagem acessível e em que se procura evidenciar as implicações práticas decorrentes das investigações realizadas.

Trata-se de uma iniciativa inédita em Portugal, já que, em geral, as teses de doutoramento apenas são acessíveis aos especialistas da área científica em que se realizam e são elaboradas na perspetiva da publicação de artigos científicos em revistas da especialidade e da comunicação dos resultados obtidos em congressos, havendo uma grande distância entre o conhecimento produzido nas universidades e a comunidade envolvente.

Com estas palestras, pretende-se tornar o conhecimento científico ou académico mais útil, no plano prático, e mais acessível à comunidade envolvente.

Os doutorandos, além de terem que elaborar uma tese com uma linguagem científica específica e rigorosa, têm, também, de fazer a ponte com a realidade, apresentando o conhecimento produzido numa linguagem compreensível pela população em geral.

A esta primeira palestra, seguir-se-ão outras, já agendadas para 2015: “Qualidade do sono, criatividade e prevenção do stresse”, por Rui Marguilho, no dia 29 de janeiro, “Universidade sénior e bem-estar dos idosos”, por João Bonança, no dia 26 de fevereiro, “Saúde e bem-estar na população idosa com diabetes”, por Sónia Cordeiro, a 26 de março, “Empreendedorismo na escola”, por Susana Imaginário, a 30 de abril, terminando com Pedro Lobo, no dia 21 de maio, que falará sobre “Saúde organizacional e saúde dos colaboradores”.

Esta iniciativa é coordenada por Saul Neves de Jesus, professor catedrático da Universidade do Algarve e diretor do curso de doutoramento em Psicologia.

Comentários

pub