Demonstração Gastronómica desafia a saborear a castanha em São Brás

Cremoso de cogumelos e castanhas com dados de queijo fresco, seguido de “Fumeiro” de lombinho de porco, molho de “alcagoitas” […]

DemostracaoGastronomicaCremoso de cogumelos e castanhas com dados de queijo fresco, seguido de “Fumeiro” de lombinho de porco, molho de “alcagoitas” e puré de batata-doce e terminando com ”Cartucho” brigadeiro de castanhas e milho doce. Esta é deliciosa proposta para amanhã, sábado, 29 de Novembro, da dupla de irmãos e de jovens chefs são-brasenses Ivo e João Pires, no Mercado Municipal de São Brás de Alportel.

Sob o lema “Em novembro, no Mercado há… quentinhas e boas”, o Mercado Municipal de São Brás de Alportel convida a saborear castanhas confecionadas nas mais diversas formas, na Demonstração Gastronómica, que promete desvendar as potencialidades gastronómicas da rainha do outono, a castanha, um fruto de enorme riqueza nutricional.

Com apenas 21 anos de idade, Ivo Pires trabalha num dos hotéis mais reconhecidos no Algarve, o Hotel Vila Sol.

Este jovem despertou para as artes da gastronomia desde muito cedo e prosseguiu estudos nesta área, frequentando o Curso de Cozinha e Pastelaria na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.

Seguiram-se dois estágios, o primeiro no Hotel Quinta do Lago, onde despertou ainda mais para o fascinante mundo da cozinha, e o segundo no The Lake Resort, onde evoluiu bastante em termos de conhecimentos.

Após terminar o curso em 2011, começou a trabalhar novamente no The Lake Resort e em 2012 foi para o Hotel Vila Sol, onde trabalha atualmente.

O irmão João Pires, também nascido e criado em São Brás de Alportel, contactou desde sempre com a riquíssima gastronomia são-brasense, uma proximidade que despertou paixões e muita curiosidade em aprender mais. Este crescente interesse ganhou forma em 2005 com o término do Curso de Cozinha na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.

No seu percurso, conta com diversas experiências em hotéis de 5 estrelas na região do Algarve, encontrando-se neste momento num dos grupos mais conceituados do país, o Grupo Tivoli, mais concretamente no Hotel Tivoli Victoria, em Vilamoura.

Com 27 anos de idade, João Pires inspira-se em diferentes estilos e tipos de gastronomia para misturar e criar… para este jovem a cozinha é uma arte e ele o artista.

Comentários

pub