Daniel Rato homenageado na Grande Gala do Acordeão

Daniel Rato vai ser o homenageado na Grande Gala do Acordeão 2014, que se realiza no dia 15 de Novembro […]

clip_image003Daniel Rato vai ser o homenageado na Grande Gala do Acordeão 2014, que se realiza no dia 15 de Novembro no Teatro Municipal de Faro, às 21h30. A gala é realizada no âmbito do projeto “Terra de Acordeão”.

Pelo palco deste evento irão desfilar nomes como Ilda Maria, Hélder Barracosa,  João Filipe Guerreiro,  Fábio Guerreiro, Maria Adélia Botelho, Pedro Cabanita, Tino Costa, a Folequestra, Acordealma, Nelson Conceição e o próprio Daniel Rato.

O projeto “Terra de Acordeão”, que tem como coordenadores artísticos Hermenegildo Guerreiro e Nelson Conceição, iniciou-se em 2008 com a Grande a Homenagem a João Barra Bexiga. É promovido pela Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe em parceria com a Sociedade Recreativa Bordeirense e com o apoio da Câmara Municipal de Faro, da Direção Regional da Cultura do Algarve, do PRODER, da Associação de Acordeonistas do Algarve “Mito Algarvio”; Beltuna Portugal e Gráfica Ossónoba;

Ao abrigo deste projeto já foram homenageados: João Barra Bexiga; José Ferreiro (pai& filho) e António Madeirinha.

Para além das grandes galas de homenagem com a presença de alguns dos mais conceituados acordeonistas, o projeto tem por missão a recolha e publicação literária e discográfica de autores algarvios, em geral, e nexenses em particular. Neste âmbito já foram editados CDs com a participação de grandes acordeonistas nacionais e internacionais que homenagearam os autores supramencionados. Para além disso, já foram publicados livros com toda a obra de João Barra Bexiga e António Madeirinha.

No dia 9, na Sociedade Recreativa Bordeirense, foi inaugurada a exposição sobre Daniel Rato, abrilhantada por vários testemunhos emotivos e um pequeno concerto do homenageado. Esta inauguração contou com a presença de Alexandra Gonçalves, diretora regional da Cultura, e de Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal de Faro. Está previsto o lançamento do CD em homenagem ao Daniel Rato durante esta Grande Gala de dia 15 de novembro.

 

Comentários

pub
pub