Continua a destruição de Emprego na Restauração e na Hotelaria, diz a AHRESP

Os setores da Restauração e Bebidas e da Hotelaria registaram, no final do 3º trimestre de 2014, uma quebra de […]

Hotelaria-2Os setores da Restauração e Bebidas e da Hotelaria registaram, no final do 3º trimestre de 2014, uma quebra de 3,9% no emprego homólogo, ou seja,  perderam-se 12.200 postos de trabalho de um ano para o outro, salienta a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

Citando os dados do INE divulgados na terça-feira, a associação acrescenta que «continuam a confirmar-se as previsões da AHRESP relativamente à destruição de emprego».

«Apesar do aumento do número de turistas em Portugal, vaticinando-se que 2014 será um ano recorde, o setor continua a enfrentar grandes dificuldades de tesouraria e a não ter capacidade de repor a mão-de-obra perdida», diz ainda a AHRESP.

«Analisando a evolução dos últimos nove meses (31 de dezembro de 2013 a 30 de setembro de 2014), registou-se uma perda de 8.100 postos de trabalho (-2,8%)», o que significa «a perda de 30 postos de trabalho por dia».

Desde 2011, que a AHRESP alerta o Governo e a Opinião Pública através de várias análises de dados oficiais e de estudos, «em que se destaca a problemática da carga fiscal e dos custos de contexto com os nefastos efeitos sobre as empresas, que se veem perante uma tesouraria depauperada, uma acumulação de dívidas e bens hipotecados, que invariavelmente resultam em encerramentos e despedimentos».

A AHRESP recorda que, numa altura em que se discute o Orçamento de Estado para 2015, acaba de reunir-se com todos os Grupos Parlamentares, «onde uma vez mais se debateu a teimosia em manter a mais alta taxa de IVA da zona Euro aplicada aos Serviços de Alimentação e Bebidas, quando é cada vez mais reconhecida, pelos vários exemplos internacionais, a eficácia da reposição desta taxa, na dinamização do Turismo e na criação de Emprego». No entanto, sublinha a associação, «em Portugal, segue-se o rumo contrário», com reflexos na «destruição de emprego».

«Acreditando que todos queremos um melhor futuro para Portugal, e nós queremos, continuamos a acreditar que a reposição do IVA será feita, já, e que o Orçamento de Estado para 2015 será amigo do investimento, do crescimento, das empresas e do emprego», conclui a AHRESP.

Fundada em 1896, a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, é uma Instituição de Utilidade Pública, que representa as empresas e os empresários do setor defendendo os seus direitos e legítimos interesses, prestando-lhes assistência e serviços, através de uma rede de 12 delegações – Albufeira, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Lisboa, Mafra, Ponta Delgada, Porto, Santarém, Setúbal, Viseu, e dezenas de Balcões de Atendimento nas Autarquias e nas Entidades Regionais de Turismo.

A AHRESP é a maior Associação Empresarial do país, ao representar oito Grupos de Setor – Restauração Tradicional, Restauração Coletiva, Restauração de Serviço Rápido, Pastelarias e Cafés, Setor da Animação, Indústria e Comércio Alimentar, Empreendimentos Turísticos e Alojamento Local, e Campismo e Caravanismo.

Comentários

pub