Câmara de Faro volta a ser considerada «Autarquia Familiarmente Responsável»

A Câmara de Faro voltou a ser distinguida com o galardão «Autarquia + Familiarmente Responsável», que lhe dará direito a […]

autarquia_familiarmente_responsavelA Câmara de Faro voltou a ser distinguida com o galardão «Autarquia + Familiarmente Responsável», que lhe dará direito a hastear a bandeira verde com palma que é atribuída, anualmente, pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR). O galardão será entregue a 19 de novembro, na Associação Nacional de Municípios, em Coimbra.

«Uma das medidas tomadas pela Câmara de Faro que lhe deu acesso ao prémio foi a tarifa familiar de água, que tem em consideração o número de pessoas por agregado familiar e não penaliza, assim, as famílias mais alargadas», revelo a Câmara de Faro, numa nota de imprensa.

A Câmara de Faro foi uma das 102 autarquias a responder ao inquérito realizado pelo OAFR a nível nacional, onde foram analisadas as políticas de família dos municípios em dez áreas de atuação: apoio à maternidade e paternidade; apoio às famílias com necessidades especiais; serviços básicos; educação e formação; habitação e urbanismo; transportes; saúde; cultura, desporto, lazer e tempo livre; cooperação, relações institucionais e participação social; e outras iniciativas.

No processo de seleção dos vencedores deste prémio são ainda analisadas as boas práticas das autarquias para com os seus funcionários autárquicos, em matéria de conciliação entre trabalho e Família.

A Bandeira Verde do OAFR tem como principal objetivo dar visibilidade às autarquias com boas práticas e incentivar as restantes a fazerem mais e melhor no âmbito das políticas de apoio à família. «A iniciativa favorece o diagnóstico interno e promove a cooperação entre as autarquias, ajudando à criação de uma cultura favorável à família e à conciliação Família/Trabalho», resumiu a autarquia farense.

Comentários

pub