Câmara de Moura mostra filme “Alentejo, Alentejo” para celebrar classificação do Cante Alentejano

A Câmara Municipal de Moura regozijou-se hoje, em nota de imprensa, com a decisão da UNESCO de inscrever o cante […]

alentejo trefautA Câmara Municipal de Moura regozijou-se hoje, em nota de imprensa, com a decisão da UNESCO de inscrever o cante alentejano na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Para assinalar a ocasião, a autarquia organiza no próximo domingo, 30, às 16h00 e às 21h15, no Cine-Teatro Caridade, em Moura, duas sessões de cinema com a apresentação do premiado filme “Alentejo, Alentejo”, do realizador Sérgio Tréfaut. A entrada é livre.

A autarquia recorda que integrou, desde a primeira hora, o amplo movimento de apoio à candidatura que acaba de ser aprovada.

«Trata-se do reconhecimento da importância excecional dessa genuína expressão cultural dos alentejanos, símbolo identitário de uma região e de um povo», salienta aquela autarquia baixo-alentejana.

Uma decisão que é «motivo de orgulho para os alentejanos e para todos os portugueses e que, decerto, vai contribuir para a salvaguarda, valorização e modernização do cante, bem como para o desenvolvimento de projetos inovadores em torno da Música e do Turismo».

Nesta ocasião, a Câmara Municipal de Moura – «que apoiou, apoia e continuará a apoiar o cante, uma prática permanente na nossa terra – saúda os cantadores, ensaiadores e dirigentes dos grupos corais do concelho e reafirma a sua disponibilidade para com o movimento associativo popular continuar a trabalhar na promoção da cultura e do desenvolvimento».

Comentários

pub