ARS do Algarve assegura que Extensão de Saúde de Alcantarilha não vai fechar

A Extensão de Saúde de Alcantarilha não irá fechar, garantiu esta terça-feira a Administração Regional de Saúde do Algarve. O […]

Administração Regional de Saúde ARS do AlgarveA Extensão de Saúde de Alcantarilha não irá fechar, garantiu esta terça-feira a Administração Regional de Saúde do Algarve. O instituto público esclareceu que «não existe qualquer intenção de encerramento» da unidade de saúde existente naquela localidade do concelho de Silves, numa reação à mobilização da população, para participar num protesto, que tem sido feita.

Segundo a ARS do Algarve, está a ser distribuído à população um panfleto «a divulgar a realização de uma manifestação no dia 6 de novembro de 2014, contra o “alegado” encerramento da Extensão de Saúde local».

«Apesar da crónica carência de médicos especialistas em medicina geral e familiar na região e nomeadamente no Agrupamento de Centros de Saúde do Barlavento (ACES), o caso da União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra é uma exceção positiva. Neste momento, todos os utentes inscritos nestas duas extensões de saúde (Alcantarilha e Pêra) têm médico de família atribuído», assegurou a entidade pública.

Nenhuma das extensões fecha, mas, no âmbito do processo de reestruturação, reorganização dos serviços e racionalização dos recursos humanos que está a ser levado a cabo, as duas instalações passaram a funcionar em dias alternados.

Com esta medida, assegurou a ARS do Algarve «é possível assegurar que a população tenha acesso, todos os dias da semana e sempre que necessite, a uma equipa de saúde completa com médico e enfermeiro».

O instituto público lamenta «o aproveitamento político desta situação que, com este tipo de atitude, apenas visa criar um cenário alarmista e de destabilização perante a população», garantindo que tem estado estado em permanente contacto com os presidentes da Câmara Municipal de Silves e da nova Junta de Freguesia da União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra.

Comentários

pub