António Pinto Ribeiro e Pedro Mexia são os convidados da segunda conferência Ideias em Palco

António Pinto Ribeiro e Pedro Mexia são os convidados da segunda conferência do ciclo Ideias em Palco, que se realiza […]

Cartaz Ideias em Palco 02_AFAntónio Pinto Ribeiro e Pedro Mexia são os convidados da segunda conferência do ciclo Ideias em Palco, que se realiza no dia 3 de Dezembro, às 18h30, no Teatro das Figuras, em Faro, subordinada ao tema “A cultura é um privilégio de minorias?».

António Pinto Ribeiro tem formação académica nas áreas da Filosofia, Ciências da Comunicação e Estudos Culturais. É nestas áreas que tem desenvolvido o trabalho de investigação e de produção teórica.

A par da sua atividade de investigador e de professor, tem tido uma prática de programação artística e de gestão cultural.

Foi diretor artístico da Culturgest desde a sua criação, em 1992, até Abril de 2004. Foi programador geral do fórum cultural O Estado do Mundo (2006/2007) na Fundação Calouste Gulbenkian, coordenador do Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística (2004-2008) e programador geral do Programa Gulbenkian Distância e Proximidade (2008). Atualmente dirige o Programa Gulbenkian Próximo Futuro, lançado em 2009.

Pedro Mexia é licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa. Foi crítico e cronista no Diário de Notícias (1998-2007) e no Público (2007-2011).

Colaborou regularmente em projetos das Produções Fictícias. Participou no programa de comentário político O Eixo do Mal. Foi subdiretor e diretor interino da Cinemateca Portuguesa (2008-2010). Escreve mensalmente na revista LER.

Escreve atualmente no Expresso, é um dos membros do Governo Sombra, transmitido na TSF e na TVI, e um dos comentadores do programa televisivo O Que Fica do Que Passa. Publicou seis livros de poemas e editou cinco coletâneas de crónicas.

Segundo nota de imprensa do Teatro Municipal de Faro, «este ciclo, composto por doze conferências, pretende abrir o palco do Teatro das Figuras às ideias, que não as somente artísticas e promover a reflexão sobre temas da atualidade que passam pela concertação política às questões ambientais, passando obviamente pela cultura».

Tem como comissário João Guerreiro, ex-reitor da Universidade do Algarve.

Os debates têm lugar no palco desta sala de espetáculos e a sua organização é da responsabilidade do Teatro das Figuras, com o apoio da Câmara Municipal de Faro, da Universidade do Algarve, da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Algarve, da Etic_Algarve e da Space Invaders.

Comentários

pub