Mendes Bota ganha prémio internacional pelo combate ao tráfico de seres humanos

O deputado Mendes Bota recebeu o “Scandinavian Human Dignity Award 2014”, pelos seus «esforços para combater o tráfico de seres […]

mendes botaO deputado Mendes Bota recebeu o “Scandinavian Human Dignity Award 2014”, pelos seus «esforços para combater o tráfico de seres humanos na Europa». O prémio foi entregue esta terça-feira à tarde, no Parlamento Europeu, pela presidente da Scandinavian Human Rights Lawyers Ruth Nordstrom.

O prémio consistiu numa obra escultórica original significativa da escravatura dos tempos modernos e num diploma alusivo.

A Scandinavian Human Rights Lawyers é uma Organização Não-Governamental dedicada à promoção e à proteção dos Direitos Humanos e da dignidade humana na Escandinávia e na Europa, implementando uma estratégia efetiva de promoção, trabalho em rede e educação em assuntos legais.

O Scandinavian Human Dignity Award é atribuído anualmente a uma pessoa ou organização que tenha contribuído de forma especial para os Direitos Humanos, todos os que derivam da dignidade inerente ao ser humano e que são essenciais para o seu livre e completo desenvolvimento.

Segundo comunicado do gabinete de Mendes Bota, «este prémio é decidido por um Comité, composto de eminentes personalidade ligadas ao Direito e Ensino Universitário, que defende a inalienabilidade dos Direitos Humanos para todas as pessoas, reúne-se nas capitais dos países Escandinavos, e publica trabalhos sobre questões temáticas».

No seminário que se seguiu, dedicado à temática do Tráfico de Seres Humanos, Mendes Bota fez uma explanação do conteúdo e das propostas contidas no seu relatório subordinado ao tema “Prostitution, trafficking and modern slavery in Europe”, aprovado no plenário da APCE em Abril deste ano, e no qual trabalhou durante um ano e meio, e que constituiu o cerne da decisão daquela organização de Direitos Humanos.

Comentários

pub