VRSA estende ensino da natação à maioria das escolas básicas do concelho

Crianças de escolas do 1º ciclo de Vila Real de Santo António vão aprender as noções básicas de natação no […]

Projeto Já sei Nadar_VRSACrianças de escolas do 1º ciclo de Vila Real de Santo António vão aprender as noções básicas de natação no âmbito do projeto «1,2,3,4… Já sei nadar», que envolve cerca de 500 alunos de 26 turmas daquele concelho e chega «à maioria dos estabelecimentos de ensino do município».

As aulas decorrem, em sistema rotativo, nas piscinas municipais de VRSA, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 11h30, sendo cada grupo acompanhado por um professor responsável, dois professores de educação física e auxiliares educativos.

Em 2014/15 há mais do dobro dos estudantes envolvidos que no ano passado, em que a iniciativa foi lançada. Os pequenos nadadores chegam das escolas Santo António, Caldeira Alexandre, António Aleixo e Monte Gordo.

«A aprendizagem é feita ao ritmo de cada criança, sendo efetuada uma avaliação inicial na primeira aula. De forma a possibilitar a adesão de todas as escolas ao projeto, a autarquia disponibiliza transporte gratuito entre as piscinas e os estabelecimentos de ensino», revelou a Câmara de VRSA.

A partir de março de 2015, a atividade irá estender-se aos alunos do ensino pré-escolar (4 e 5 anos), «de forma a proporcionar a primeira experiência dentro de água aos mais pequenos».

«Além de ensinar os alunos a nadar de forma correta, diminuindo os riscos associados aos acidentes ocorridos em meio aquático, o projeto tem ainda como meta a promoção de estilos de vida mais saudáveis e o combate à obesidade infantil», concluiu a autarquia.

Comentários

pub