Universidade do Algarve acolhe mostra de jogos tradicionais (com fotos)

Brincadeiras de outros tempos são o tema da exposição «Jogos tradicionais, memórias lúdicas», que está patente na Biblioteca António Rosa […]

Mostra Jogos Tradicionais UAlg_1Brincadeiras de outros tempos são o tema da exposição «Jogos tradicionais, memórias lúdicas», que está patente na Biblioteca António Rosa Mendes, no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, desde o dia 17 de outubro e pode ser visitada até ao dia 5 de janeiro.

A mostra, comissariada por Constança Lago Brás, apresenta uma mostra de jogos tradicionais da sua coleção particular, recolhida essencialmente no Algarve e em Goa.

Segundo Constança Lago Brás, etnóloga e doutorada em Ciências Sociais e Humanas, esta exposição é uma espécie de homenagem a todas as crianças desfavorecidas, de muitas partes do mundo, que, como a própria presenciou, «não têm tempo para brincar porque começam a trabalhar desde muito novas».

Esta mostra de jogos pretende, ainda, apelar para os direitos das crianças, já que «nunca é demais chamar a atenção para a relevância de brincar, jogar, na idade própria». A tudo isto acresce a importância de transmitir a herança cultural e, com esta exposição, a autora pretende «dar aos mais velhos o poder de mestres depositários do saber, relembrando as memórias lúdicas que, se não forem registadas, poderão levar a perda da nossa identidade».

Constança Lago Brás demorou mais de 20 anos a recolher materiais lúdicos em vários países e encontrou bastantes semelhanças culturais, identificando, muitas vezes, parecenças em alguns jogos e regras.

Veja algumas fotos da exposição (cedidas pela Universidade do Algarve):

Comentários

pub