Sin-Cera apresenta “Sopa com massa” no Grande Auditório da Universidade do Algarve

“Sopa com massa” é o título do mais recente trabalho do Grupo de Teatro da Universidade do Algarve – Sin-Cera, […]

sin-cera“Sopa com massa” é o título do mais recente trabalho do Grupo de Teatro da Universidade do Algarve – Sin-Cera, que vai estar em cena no Grande Auditório da Universidade do Algarve, no Campus de Gambelas, em Faro, às 21h30 do próximo dia 9 de outubro, com entrada livre.

“Sopa com massa” é uma adaptação da peça “O Tio Vânia”, escrita por Anton Tchékhov (Rússia), no início do Século XX. Este trabalho pretende retratar a época atual, invadida pela dimensão “Trágico-cómica”, transmitida por Tchékhov. Uma densa trama psicológica que leva o espectador a imaginar uma comédia negra, cuja ação se localiza numa qualquer herdade do interior algarvio.

Depois desta apresentação na Universidade, o Sin-Cera leva a peça ao Clube de Tavira, no dia 11 de outubro, às 21h30.

«No velho casarão labiríntico, algures no interior algarvio, a rotina quotidiana da família é alterada pela chegada do professor reformado e da sua bela e jovem mulher. Por um lado, a incompatibilidade que o casal da cidade, habituado ao requinte de uma vida sofisticada, revela em viver no campo. Por outro lado, a dificuldade dos “montanheiros” adaptarem o seu dia a dia às exigências dos notáveis hóspedes. Pelo meio incendeiam-se paixões e jogos de sedução e poder que desequilibram o ambiente e o estado anímico e psíquico de todos os envolvidos. No fim, tudo há de voltar à normalidade que vai desde a saudosa sopa com massa até aos segredos que todas as “boas famílias” escondem», descreve a sinopse da peça.

Entretanto, o grupo de teatro Sin-Cera tem abertas inscrições para o curso de iniciação teatral, com início em novembro. Trata-se de um curso com 24 horas de formação, cuja frequência custa 60 euros. Terá como formador o encenador Pedro Monteiro e servirá, também, para a entrada de novos membros (atores) para o Grupo.

O Sin-Cera foi constituído desde 1990 e, nestes 24 anos de existência como entidade cultural singular a Sul do País, tem sido a plataforma de lançamento de inúmeros projetos culturais de qualidade, bem como um agente formador na região.

No ano letivo de 2012/2013, o Sin-Cera apresentou duas peças: “Não sejas Criança”, uma criação conjunta, que se estreou a 20 de setembro no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude, e “Cidade Autoada” adaptação da obra “Um Auto para Jerusalém” de  Mário de Cesarinny, com encenação de Rui Cabrita, que se estreou a 26 de abril, no Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves.

sin-cera_2Este espetáculo foi selecionado para a secção de competição do Festival de Teatro Académico de Lisboa (FATAL), tendo sido agraciado com Prémio do Público – FATAL 2014 e Menção Honrosa – FATAL 2014.

Uma das funções mais importantes do Sin-Cera é também a formação, pelo que, organizou um curso de iniciação de teatral, um curso de luz e som para teatro e várias aulas abertas para a comunidade universitária.

Durante o corrente ano, decorreu no Teatro Lethes, em Faro, o V Encontro Nacional de Teatro Universitário (ENTU), organizado pelo Sin-Cera.

Foram apresentadas peças de três grandes grupos de teatro universitário, nomeadamente o Teatro de Estudantes da Universidade de Coimbra (TEUC), que apresentou a peça “Vitral”, com direção artística de Leonor Barata, o Teatro Universitário do Porto (TUP), a peça “Já Gastámos as Palavras”, com direção de Vítor Hugo Pontes, e o Sin-Cera, a peça “Cidade Autoada para Mário Cesariny”, com encenação de Rui Cabrita.

Comentários

pub