Seis médicos cubanos reforçam cuidados de saúde em Odemira

O concelho de Odemira recebeu a colocação de seis médicos cubanos, no âmbito do Serviço Nacional de Saúde, ao abrigo […]

medicos_6O concelho de Odemira recebeu a colocação de seis médicos cubanos, no âmbito do Serviço Nacional de Saúde, ao abrigo do protocolo de cooperação entre Portugal e Cuba, representando um reforço de 50% relativamente ao anterior contingente que era de quatro médicos.

Esta situação constituiu uma «solução de recurso face à carência de médicos no concelho de Odemira, só possível em resultado de um trabalho conjunto e articulado entre o Município, Administração Regional de Saúde do Alentejo, Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (USLA) e a cooperação entre os estados português e cubano», salienta a Câmara deste município.

Segundo a autarquia, tendo em conta a «enorme carência de médicos de família registada nos últimos anos no concelho de Odemira e no Litoral Alentejano em geral», o presidente da Câmara e o Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) «desenvolveram diversas ações e reuniões com o ministro da Saúde, secretários de Estado, entidades regionais e a administração da USLA, que culminaram com o reforço dos quadros médicos ao serviço na região».

Tal como tem sido prática desde há vários anos, o Município de Odemira disponibilizou alojamento aos novos médicos de família, «promovendo a sua integração social, contribuindo deste modo para uma rápida melhoria da qualidade das respostas do Serviço Nacional de Saúde no concelho de Odemira».

Apesar do reforço, dos atuais 8.000 utentes sem médico de família no concelho de Odemira, ficarão ainda cerca de 2.000 utentes sem médico atribuído.

No entanto, sublinha a autarquia odemirense, está em curso a contratação de quadros médicos nacionais, reforço que virá atenuar a ainda verificada carência de médicos no concelho.

No passado dia 30 de setembro, decorreu, na Câmara Municipal de Odemira, uma reunião com a administração da USLA, com vista ao reforço dos serviços médicos nas Extensões de Saúde locais e reforço das respostas no serviço de Urgência Básica do Centro de Saúde de Odemira.

Na vizinha região do Algarve, a Administração Regional de Saúde anunciou a contratação de 15 médicos cubanos, para dar assistência em 12 Centros e Extensões de Saúde.

Comentários

pub