São Brás de Alportel volta a lançar processo de Orçamento Participativo

O município de São Brás de Alportel vai colocar em marcha mais um processo de Orçamento Participativo (OP), no concelho. […]

sao bras alportelO município de São Brás de Alportel vai colocar em marcha mais um processo de Orçamento Participativo (OP), no concelho.

Os são-brasenses que quiserem participar poderão fazê-lo até ao dia 18 de outubro, através do preenchimentos de formulários de participação, disponíveis online, nos serviços da autarquia e em diversos serviços públicos do concelho.

Os munícipes são convidados a escolher um projeto que considerem prioritário para o concelho, de entre um conjunto de quatro propostas, podendo ainda apresentar outras propostas com valor de investimento semelhante.

Os projetos que servem de base à edição de 2015 do OP de São Brás de ASlportel, o mais antigo da região, são: «Criação de Zona Desportiva no núcleo urbano», «Execução da 1.ª fase da Reabilitação da Entrada Nascente», «Execução da 1.ª fase do Circuito de Manutenção na Variante Sul» e «Valorização do Parque da Fonte Férrea».

No primeiro caso, a obra está orçada em 35 mil euros e prevê a construção de um campo para Futebol, Basquetebol e outros desportos na Praça Carlos Porfírio (paralela à Av. da Liberdade). Já o projeto de reabilitação da Entrada Nascente incidirá sobre Rua José Dias Sancho, desde o Largo S. Sebastião até ao entroncamento com a Rua do Emigrante, com um custo previsto de 40 mil euros.

Na Variante Sul, a ideia é construir um circuito de manutenção desde a rotunda na EN2 até à Rotunda da Calçada, intervenção com um orçamento de 20 mil euros. Já o projeto para a Fonte Férrea prevê a criação de represa/lago natural, uma obra que custará 60 mil euros.

«A Câmara de São Brás de Alportel foi uma das autarquias pioneiras no país a iniciar, em 2006, um processo de Orçamento Participativo, levando junto da população uma tarefa até então apenas exclusivamente desenvolvida por autarcas e técnicos. Entendemos na altura, tal como agora, que decidimos melhor quando ouvimos mais», considerou o presidente da Câmara de São Brás de Alportel Vítor Guerreiro.

«É nossa prioridade dar continuidade a este processo e continuar a fazer da elaboração anual do Orçamento da Câmara Municipal, uma oportunidade de ativar a nossa democracia e aproximar os nossos munícipes da vida da sua autarquia», concluiu o edil são-brasense.

Comentários

pub