Santa Casa de Portimão cria Equipa de Cuidados Paliativos Domiciliários

A Santa Casa da Misericórdia de Portimão vai criar uma equipa de Cuidados Paliativos Domiciliários, que irá levar este tipo […]

cuidados paliativosA Santa Casa da Misericórdia de Portimão vai criar uma equipa de Cuidados Paliativos Domiciliários, que irá levar este tipo de assistência médica ainda mais próximo da população. Esta nova valência, cujo avanço foi aprovado pela Mesa Administrativa da instituição, vai motivar um investimento anual de cerca de 50 mil euros e apoiar-se-á na Unidade de Cuidados Continuados da SCM de Portimão.

Um serviço que irá atingir, numa primeira fase, dez utentes «com indicação clínica a sinalizar nas nossas unidades de cuidados continuados e também através de uma estreita colaboração e articulação com a unidade de internamento de cuidados paliativos da unidade de Portimão do Centro Hospitalar do Algarve». Já os custos, «serão, maioritariamente, assumidos pela própria instituição», numa primeira fase.

«Uma década passada sobre a criação da Unidade de Cuidados Continuados, e sua posterior integração na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, na qual participamos desde o primeiro momento e ainda como experiência piloto, é chegado o momento de procurar novos desafios e novas respostas a dar aqueles que a nós se dirigem em busca de cuidados», considerou a direção da SCM de Portimão, numa nota de imprensa.

Durantes últimos dez anos, a SCM tratou diariamente 19 doentes na Unidade de Convalescença e 26 na Unidade de Média Duração e Reabilitação, o que resultou num «número superior a 15 mil diárias e mais de 300 altas anuais, das quais 84% atingem os objetivos terapêuticos propostos».

Ao longo dos tempos, a instituição portimonense também criou uma equipa multidisciplinar «competente e dedicada, fortalecida pela experiência acumulada no tratamento e cuidado de muitos doentes a necessitar de cuidados paliativos, mas que, por força do reduzido número de camas e ausência de equipa domiciliária no barlavento algarvio, acabam por ser internados em unidades de convalescença ou de média duração».

A Equipa de Cuidados Paliativos que será criada irá assentar na larga experiência destes médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeuta da fala, terapeuta ocupacional, psicólogo, assistente social, dietista, auxiliares, que trabalham na SCM de Portimão.

Comentários

pub