Ricardo Martins lança o seu primeiro CD no sábado em São Brás de Alportel

O jovem músico são-brasense Ricardo Martins vai lançar o seu primeiro disco «Ricardo J. Martins» no próximo sábado, às 21h30, […]

RicardoJ.MartinsO jovem músico são-brasense Ricardo Martins vai lançar o seu primeiro disco «Ricardo J. Martins» no próximo sábado, às 21h30, no Cineteatro São Brás.

O disco do mestre de Guitarra Portuguesa, natural de São Brás de Alportel, será acompanhado em palco por diversos artistas convidados, que fizeram e fazem parte do seu percurso musical.

O CD «Ricardo J. Martins» inclui diversos temas originais, bem como um conjunto de versões com arranjos próprios e adaptações de temas fora do ambiente do Fado e da Guitarra Portuguesa.

Os primeiros passos de Ricardo Martins, no mundo da música, foram dados com 14 anos, quando se dedicou a aprender viola, de forma autodidata.

«As músicas de Carlos Paredes trouxeram-lhe uma nova paixão…a guitarra portuguesa, uma conquista de difícil aprendizagem, mas de uma beleza incomparável que viria a ditar a sua carreira enquanto mestre deste emblemático instrumento», ilustrou a Câmara de São Brás, numa nota de imprensa.

Em 2008, Ricardo Martins foi distinguido pelo Município são-brasense nos Prémios Juventude, na Categoria Música. O reconhecimento das suas capacidades ultrapassou fronteiras levando-o a diversos palcos do mundo em Espanha, França, Bélgica, Inglaterra, Sérvia.

Aliou as suas sonoridades ao teatro e participou na apresentação da peça de teatro “Fado, Fátima, Football” com encenação de Marianne Lorentzen e com as atrizes Sofia Marques e Sara Cipriano (Bacalao Performance Company), em Londres e Lisboa, bem como em diversos espetáculos no Teatro Lethes.

Ao longo da sua experiência musical, partilhou palco com grandes nomes do teatro e literatura – Ângela Pinto, Maria do Céu Guerra, José Fanha, Irene Flunser Pimentel (Prémio Pessoa 2007)- e do Fado – Marco Rodrigues, Pedro Moutinho, Filipa Cardoso, Isabel de Noronha.

Os bilhetes para a apresentação do CD «Ricardo J. Martins» podem ser adquiridos na Galeria do Cineteatro São Brás, bem como no próprio dia do espetáculo na Bilheteria do Cineteatro São Brás, a partir das 20h30, e custam 5 euros.

Comentários

pub