Projetos em Vaqueiros e na sede de concelho vencem Orçamento Participativo de Alcoutim

Mais de dez por cento dos eleitores de Alcoutim aderiram ao processo de Orçamento Participativo, lançado pela Câmara Municipal e […]

AlcoutimMais de dez por cento dos eleitores de Alcoutim aderiram ao processo de Orçamento Participativo, lançado pela Câmara Municipal e escolheram dois projetos, nas freguesias de Vaqueiros e Alcoutim, onde serão investidos os 100 mil euros que a autarquia destinou a esta iniciativa.

Um conjunto de intervenções urbanas em Vaqueiros, com 59 votos e a requalificação da Avenida de Espanha, em Alcoutim, com 40, foram os projetos mais votados, de entre as 26 propostas apresentadas. Ambas as intervenções têm uma «estimativa orçamental de 50 mil euros cada».

A proposta vencedora «visa restaurar o antigo poço público da entrada norte de Vaqueiros e zona envolvente, assim como a construção de um parque de merendas no lavadouro existente, um caminho pedonal e alguns muros em xisto».

No Orçamento Participativo de Alcoutim, lançado pela primeira vez em 2014, participaram 300 munícipes, o que leva o presidente da Câmara Osvaldo Gonçalves a considerar que «esta é mais uma aposta ganha, já que os números falam por si».

«Os objetivos a que nos propusemos com a implementação do Orçamento Participativo no concelho de Alcoutim foi, basicamente, contribuir para uma maior aproximação entre as políticas públicas e os cidadãos e potenciar o exercício da cidadania participada, ativa e responsável, com vista à melhoria da qualidade de vida no concelho e considero que os mesmos foram amplamente atingidos», acrescentou o edil.

Comentários

pub