Praia da Boca do Rio já tem uma Estação da Biodiversidade

A praia da Boca do Rio, no litoral sul de Vila do Bispo, conta com uma Estação da Biodiversidade (EB) […]

Praia Boca do RioA praia da Boca do Rio, no litoral sul de Vila do Bispo, conta com uma Estação da Biodiversidade (EB) desde o passado dia 3 de Outubro. A sua inauguração integrou o programa do Festival de Observação de Aves de Sagres.

Com início na praia de Boca do Rio, o percurso da estação é circular e tem cerca de dois quilómetros. Após a subida pela arriba calcária, chega-se à zona dominada por matos mediterrânicos, percorrendo uma paisagem de tirar a respiração, com vista para o Atlântico, praia da Salema e Paul da Lontreira.

A fauna e flora são as características da Costa Vicentina, podendo observar-se uma elevada diversidade de plantas, aves, sem esquecer os insetos, que com paciência são fáceis de observar.

A libélula-de-nervuras-vermelhas é particularmente abundante nesta altura do ano, assim como a borboleta cauda-de-andorinha. Atenção ao caminho, porque pode encontrar o gafanhoto-de-asas-azuis ou diversas espécies de escaravelhos.

A EB da Boca do Rio é a quinta estação aberta ao público na região do Algarve, seguindo as Estações do Pico Alto (Silves), Tôr e Barranco do Velho (Loulé), e Ribeira de Alportel (São Brás de Alportel).

O Algarve encontra-se assim especialmente bem representado na rede nacional, que é constituída por 21 Estações da Biodiversidade, espalhadas um pouco por todo o país.

As Estações da Biodiversidade são percursos pedestres curtos (extensão máxima de três quilómetros), em que a informação sobre as riquezas biológicas a observar está sinalizada através de painéis colocados ao longo do caminho.

Estação de BiodiversidadeOs painéis são uma espécie de guia de campo, onde se pode consultar as imagens e comentários sobre alguns dos animais e plantas comuns.

O objetivo deste projeto é incluir os vários tipos de habitats, aumentar o conhecimento sobre a biodiversidade e promover a participação dos cidadãos na inventariação da nossa fauna e flora.

Assim, qualquer pessoa, independentemente da profissão e idade, pode dirigir-se a uma EB perto de si, observar a biodiversidade, identificá-la com a ajuda dos painéis informativos, registá-la através de fotografias e partilhá-la com a comunidade científica, ajudando assim a aumentar o conhecimento sobre a biodiversidade do nosso país.

A Rede de Estações da Biodiversidade teve início num projeto do Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, financiado pelo EEA Grants.

Atualmente as entidades responsáveis pelas estações são, além do Tagis, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência e o Centro de Biologia Ambiental da Universidade de Lisboa.

A Estação da Biodiversidade da Boca do Rio conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Bispo, especialmente na divulgação e dinamização de atividades de educação ambiental ou turismo da natureza relacionadas com a mesma.

Mais informações sobre a Rede de Estações da Biodiversidade em https://ptpt.
facebook.com/EstacoesDaBiodiversidade.

Comentários

pub