Porto de Sines fecha 3º trimestre com 27,5 milhões de toneladas movimentadas e mais 34% nos contentores

O Porto de Sines fechou o terceiro trimestre com um crescimento expressivo no segmento da carga contentorizada, com um total […]

porto de sines_1O Porto de Sines fechou o terceiro trimestre com um crescimento expressivo no segmento da carga contentorizada, com um total de 926.531 TEU, correspondendo a cerca de 34% mais do que o conseguido em igual período de 2013, o que levou a que tivesse sido já ultrapassada a barreira de um milhão de TEU no corrente mês de Outubro.

Nos primeiros nove meses de 2014, o Terminal de Contentores de Sines – Terminal XXI, teve um impacto significativo no aumento da carga geral, que ultrapassou os 11 milhões de toneladas, correspondendo a um incremento de 22%. De facto, desde Abril passado foram movimentados sistematicamente mais de 100.000TEU em cada mês, tendo Setembro sido o melhor mês de sempre com 113.484 TEU operados.

unnamedNo que diz respeito ao total global, Sines registou uma movimentação total de 27,5 milhões de toneladas, representando um crescimento de 0,3%, em relação ao período homólogo de 2013. De lembrar que o início deste ano ficou marcado pela paragem técnica da Refinaria da Petrogal, que durou cerca de 2,5 meses.

De destacar ainda o aumento de carga com origem e destino em países fora da EU, da ordem dos 5,5% e, principalmente, o importante incremento na carga à exportação, com mais 5,2%.

Embora o número de navios em operação comercial registe apenas mais dez embarcações que em 2013, o GT Total aumentou 9%, em consonância com a vocação de Sines para a receção de grandes navios.

Comentários

pub