Plano de Verão da Algar permitiu recolher mais resíduos e embalagens

A Algar conseguiu aumentar os níveis de recolha de resíduos e embalagens no Algarve, de junho a agosto, na sequência […]

ALGARA Algar conseguiu aumentar os níveis de recolha de resíduos e embalagens no Algarve, de junho a agosto, na sequência do Plano de Verão que colocou em marcha, para melhorar a sua capacidade de resposta durante o época alta do turismo.

Num balanço feito às medidas que implantou, numa estratégia que foi montada, a partir de maio, «em colaboração estreita com os responsáveis e técnicos dos 16 Municípios do Algarve», a empresa algarvia de recolha e tratamento de resíduos revelou que conseguiu, entre junho e agosto, um aumento de «10 por cento no número de contentores recolhidos», bem como «um crescimento de 5 por cento nas quantidades de resíduos de embalagens recicláveis recolhidos nos ecopontos comparativamente com o período homólogo de 2013».

Um aumento que se refletiu, também, na satisfação da população, já que «o número de reclamações recebidas sofreu um acentuado decréscimo», diminuindo em 46 por cento, em relação ao verão anterior.

«Estes indicadores refletem de forma positiva o sucesso do plano de ações posto em prática atempadamente, tendo-se contudo presente que ambicionamos melhorar cada vez mais», ilustrou a Algar, numa nota de imprensa.

Para atingir estes valores, a Algar implantou um conjunto de medidas, desde logo o «reforço dos recursos humanos e operacionais para assegurar a qualidade na prestação do serviço de recolha dos resíduos de embalagens recicláveis».

«Também o aumento do número de viaturas para a recolha seletiva, a garantia de apoio operacional externo na prestação de serviços para a recolha de ecopontos e, o recurso à contratação de mão-de-obra temporária para além do incremento do número de contentores por ecoponto para maior facilidade de deposição dos munícipes, foram outras decisões tomadas pela ALGAR que permitiram os resultados obtidos», acrescentou.

Durante o último verão, a Algar reforçou, ainda, o serviço de recolha no pequeno comércio e serviços e fez campanhas de sensibilização ambiental, «apelando à colaboração da população para que mesmo durante as férias fizessem separação dos resíduos de recicláveis».

«Os automobilistas também foram alvo de uma campanha específica. A empresa distribuiu um folheto de sensibilização, alertando que muitas das viaturas neste período, por estarem estacionadas junto aos ecopontos, inviabilizam o acesso, impossibilitando a recolha dos resíduos recicláveis existentes nos mesmos», concluiu a empresa.

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