Peritos da UNESCO aceitam candidatura do cante alentejano a património mundial (com vídeo)

Depois do Fado, poderá agora ser a vez do Cante Alentejano. A candidatura do cante alentejano a Património Cultural Imaterial […]

Cante alentejanoDepois do Fado, poderá agora ser a vez do Cante Alentejano. A candidatura do cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade recebeu parecer positivo de uma comissão internacional de peritos da UNESCO.

O Comité Internacional da UNESCO, que se reúne entre os dias 24 e 28 de novembro, em Paris (França), vai agora tomar uma decisão final sobre a candidatura, mas Paulo Lima, responsável pelo processo da candidatura e diretor da Casa do Cante, em Serpa, já salientou que parecer do grupo de especialistas costuma ser «bastante vinculativo para a decisão final».

Segundo este responsável, «o parecer diz que a candidatura reúne todas as condições», pelo que há ahora «fundadas esperanças de que o cante alentejano seja inscrito na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade» pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Tomé Pires, presidente da Câmara de Serpa, considerou, por seu lado, que «este é mesmo o último passo, esta pré-avaliação é muito importante». «Estamos mesmo muito perto de atingir o nosso objetivo», dizendo que, depois do parecer dos peritos, «se calhar, podemos falar em 99% de certeza», que o Cante irá fazer parte da lista da UNESCO.

O autarca acrescentou que todo o processo que envolveu a candidatura já suscitou «uma grande dinâmica» em torno desta expressão cultural, dando como exemplo o facto de, nos últimos anos, terem nascido «vários grupos corais jovens um pouco por todos os municípios» do Alentejo.

Depois da eventual inscrição na lista do património mundial, o objetivo é que «esta dinâmica continue a crescer, através do plano de salvaguarda do Cante que está incluído na candidatura e também trazendo mais pessoas a este mundo».

Ceia e Silva, presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo, também classificou como «fantástica» a notícia do parecer positivo, enquanto o secretário de Estado da Cultura Jorge Barreto Xavier se congratulou igualmente com a notícia da admissão da candidatura na lista dos processos que serão discutidos em Novembro, em Paris.

A candidatura do cante alentejano foi entregue à UNESCO em Março de 2013, depois de, em 2012, o Ministério dos Negócios Estrangeiros ter decidido adiar a sua apresentação, por considerar que o processo não reunia condições para ser aceite. Em Fevereiro deste ano, foi entregue um conjunto de novas informações sobre este bem cultural imaterial.

Comentários

pub