Objetos islâmicos do Museu de Mértola mostram-se no Louvre em Paris

Nove objetos pertencentes à coleção de Arte Islâmica do Museu de Mértola vão integrar a exposição temporária “Le Maroc Medieval […]

prato gazelaNove objetos pertencentes à coleção de Arte Islâmica do Museu de Mértola vão integrar a exposição temporária “Le Maroc Medieval – Un empire de l’Afrique à l’Espagne”, que decorrerá no Hall Napoléon do Museu do Louvre (Paris – França), de 17 de outubro a 19 de janeiro.

A exposição é organizada pelo Museu do Louvre e pela Fundação Nacional dos Museus de Marrocos, e integra objetos de diversas procedências, entre elas Portugal.

A exposição pretende mostrar alguns objetos de excelência que, em termos artísticos e técnicos, ilustram o apogeu do mundo islâmico ocidental, entre os séculos XI e XV, em áreas como a decoração aplicada à arquitetura, os têxteis, os marfins, os metais e a cerâmica, dando a conhecer uma civilização que se encontrava no centro das redes diplomáticas e de comércio da altura.

O Museu de Mértola disponibilizou nove objetos representativos do período islâmico, datados do século XII/primeira metade do século XIII, que ilustram a importância do acervo desta unidade museológica.

talha estampilhadaEntre estes objetos destaca-se uma talha de cerâmica estampilhada, vários objetos decorados com a técnica da corda seca, onde assume principal destaque um prato decorado com uma gazela, e um prato de bronze em que o motivo decorativo central é um medalhão que circunda duas gazelas com pescoços entrelaçados.

Esta Exposição terá lugar num espaço privilegiado do Museu do Louvre, um dos museus mais visitados do mundo, o que constitui um importante meio de divulgação do acervo e do trabalho que se tem vindo a desenvolver no Museu de Mértola nas últimas décadas.

A partir de 19 de janeiro, a exposição atravessará o Mediterrâneo, ficando patente, até março do mesmo ano, no Museu Nacional de Arte Contemporânea de Rabat, em Marrocos.

Comentários

pub