No dia 13 de outubro «A Terra Treme» em todo o país

A Proteção Civil volta a convidar toda a população a participar no exercício nacional «A Terra Treme», que decorrerá no […]

Exercicio de simulação de sismoA Proteção Civil volta a convidar toda a população a participar no exercício nacional «A Terra Treme», que decorrerá no dia 13 de Outubro, às 10h13, e dura um minuto. Qualquer pessoa, individualmente ou em grupo, pode participar na iniciativa, que «visa envolver as diferentes comunidades na preparação para o risco sísmico».

Esta é uma campanha de sensibilização e preparação, «com o objetivo de contribuir para que, em caso de sismo, os cidadãos adotem comportamentos simples de segurança, mas que podem salvar vidas, inteirando-se sobre o que fazer antes, durante e após um sismo», segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Esta entidade apela à população e instituições para que adiram ao exercício, bastando para isso ir ao site da iniciativa e preencher a ficha de inscrição. No mesmo sítio online pode-se encontrar a explicação detalhada do evento e informação sobre os sete passos que devem ser seguidos antes, durante e após o exercício propriamente dito.

Procedimento em caso de sismoTodos os participantes deverão, ainda, efetuar os três gestos básicos de proteção em caso de sismo: «Baixar – baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se; Proteger – proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente, e segure-se a ela firmemente; e Aguardar – aguarde até a terra parar de tremer».

Assim, no dia 13 de Outubro, às 10h13, se vir alguém a baixar-se, proteger-se a aguardar, significa que, para essa pessoa, «A Terra Treme».

Comentários

pub