Jornalistas e agentes de viagens descobriram as apostas de Lagos no Turismo Cultural e não só

Um grupo de agentes de viagens, operadores turísticos e jornalistas da região passearam esta quinta-feira pelo concelho de Lagos como […]

fam trip Lagos_1Um grupo de agentes de viagens, operadores turísticos e jornalistas da região passearam esta quinta-feira pelo concelho de Lagos como se fossem turistas.

Tratou-se de uma iniciativa da Região de Turismo do Algarve (RTA), inserida no projeto «Redescobrir os Segredos do Algarve», que pretende mostrar aos «profissionais que ajudam a vender o destino» os seus segredos mais bem guardados.

A missão era exigente: visitar as principais atrações de Lagos, num programa com apenas um dia de duração.

Depois da receção pela vereadora da Cultura e do Turismo, Maria Fernanda Afonso, junto aos antigos Paços do Concelho e à estátua de D. Sebastião, sem perder tempo, os participantes na visita de familiarização mergulharam na história de Lagos, começando pela requalificada frente ribeirinha, onde a praça dominada pela estátua que imortaliza a figura e a obra do Infante D. Henrique remete para a grandiosa época dos Descobrimentos Portugueses.

A partir daí, sempre guiados por José António Martins, historiador e técnico superior da Câmara de Lagos, o grupo visitou vestígios arqueológicos, nomeadamente do cais dos Descobrimentos, percorreu as ruas da zona histórica e seguiu para o Armazém do Espingardeiro, onde funciona um museu virtual sobre a cidade.

fam trip Lagos_2Visitaram depois o Museu Municipal Dr. José Formosinho, que é assim uma espécie de museu dos museus, e a belíssima Igreja de Santo António, que lhe fica ao lado, e que é o segundo monumento mais visitado do Algarve, logo a seguir à Fortaleza de Sagres.

Ainda antes do almoço, jornalistas, agentes de viagens e operadores turísticos seguiram para o Onyria Palmares, com a Meia Praia aos pés, que ainda recentemente, pelo terceiro ano consecutivo, foi o vencedor na categoria de Melhor Campo de Golfe nos Publituris Portugal Travel Awards’14.

António Pinto Coelho, um dos responsáveis pelo resort, apresentou o projeto e os planos de futuro, nomeadamente para a construção de um hotel.

O almoço foi no Club House do Onyria Palmares, com uma vista de fazer perder o fôlego sobre a Baía de Lagos, a Meia Praia e a Ria de Alvor.

A tarde começou com uma deslocação ao Monte Molião, uma zona frente à atual cidade de Lagos, do outro lado da Ribeira de Bensafrim, que terá sido o local da antiga Lacóbriga, a julgar pelos vestígios cartagineses e romanos que têm estado a ser escavados pelos arqueólogos.

fam trip Lagos_3Apesar de a intenção ser dar a conhecer alguns segredos, era inevitável uma visita à Ponta da Piedade e às suas formações rochosas esculpidas pelo mar e pelo vento. Para mais porque este local ainda em Abril foi considerado, por um influente portal de notícias online norte-americano como «a praia mais bonita do mundo». Em rigor não se trata de uma praia, como disse a presidente da Câmara Maria Joaquina Matos ao almoço. «Mas o que interessa é que falem de nós e que falem bem!»

O programa desta intensa viagem de familiarização (fam trip) terminou na Praia da Luz.

Ao almoço, o presidente da RTA tinha sublinhado o interesse destas viagens de familiarização, voltadas para jornalistas, operadores turístico e agentes de viagens, que são, afinal, quem tem que dar a conhecer o Algarve aos de fora. «A humanização do turismo, o dar a cara, é muito importante», sublinhou.

Como diria depois a autarca Maria Joaquina Matos, «uma coisa é ler sobre os assuntos, ir à internet pesquisar, outra é percorrer estas ruas. Lagos nasceu do mar e isso sente-se nas suas ruas».

fam trip Lagos_4A presidente da Câmara manifestou a sua satisfação pelo facto de «em Lagos este Verão ternos tido mais turismo». Aliás, não foi só em Lagos, mas em todo o Algarve, já que os números que a Região de Turismo acaba de anunciar dizem que a região ultrapassou pela primeira vez três milhões de dormidas em Agosto.

No entanto, lamentou Joaquina Matos, «o Governo anda muito esquecido da região: a requalificação da EN125 é uma urgência, o anunciado aumento das portagens será outro desafio para a região e a saúde também é um problema delicado».

O projeto «Redescobrir os Segredos do Algarve» já antes passou pelos concelhos de Alcoutim, São Brás de Alportel e Monchique. Hoje, resultou de uma parceria entre a RTA, a Câmara de Lagos e a Direção Regional de Cultura do Algarve. E em breve, será a vez de desvendar os concelhos de Lagoa e de Aljezur.

 

Clique aqui para ver mais fotos da fam trip em Lagos

 

Comentários

pub