Jordi Savall apresenta-se pela primeira vez no Encontro de Música Antiga de Loulé

Jordi Savall, gambista, regente e compositor catalão, figura de destaque no panorama internacional da Música Antiga, é a figura de […]

Jordi_SavallJordi Savall, gambista, regente e compositor catalão, figura de destaque no panorama internacional da Música Antiga, é a figura de destaque do XVI Encontro de Música Antiga de Loulé, que começou a 3 e se prolonga até 25 de outubro, com concertos em vários espaços do concelho.

O espetáculo de Jordi Savll está marcado para dia 18 de outubro, às 21h30, na Igreja Matriz de Loulé. Com participação do percussionista Pedro Estevan, interpretará um programa intitulado Orient/Occident: Dialogue des Musiques Anciennes & des Musiques du Monde.

Marcando a importância da presença de Savall, o musicólogo Rui Vieira Nery irá apresentar, nesse mesmo dia 18, mas às 18h00, na Alcaidaria do Castelo de Loulé, uma palestra sobre o músico catalão, estudioso, pedagogo e criador de novos projetos de valorização da música antiga.

O Encontro traz ao Algarve os melhores solistas e grupos que pretendem divulgar repertório situado entre a Idade Média e finais do século XVIII, tendo sempre presente a preocupação com interpretações historicamente informadas, tanto a nível da música vocal como da instrumental.

O evento arrancou na sexta-feira, dia 3, com o ensemble Contágio Barroco a apresentar, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Quarteira, um programa preenchido na íntegra com sonatas do compositor Johann Ernst Galliard.

Sábado à noite, foi a vez de ouvir as Cantigas de Amigo de Martim Codax e Música da Diáspora e ”torna viagem”, interpretadas pelo agrupamento Sete Lágrimas, no segundo concerto deste festival, que teve como palco a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Querença.

sete lágrimasA 11 de outubro, em Alte, na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, o flautista Michael Form e o cravista Dirk Börner interpretarão um programa totalmente dedicado a Johann Sebastian Bach, com peças que derivam das sonatas, partitas, suites e cantatas do genial mestre barroco.

Os madrigais italianos nos livros de vihuela quinhentistas constituem a temática do programa de concerto do duo de canto e vihuela formado por Délia Agundez & Manuel Minguillón Nieto. O espetáculo acontece dia 17, na Igreja de S. Lourenço, em Almancil.

A encerrar o Encontro deste ano, a 25 de outubro, na Igreja de S. Sebastião, em Boliqueime, tem lugar um concerto com os jovens do Ensemble de Flautas de Loulé e do Ensemble de Música Antiga do Conservatório Nacional (EMCN), com um programa designado Per sonar com ogni sorte di stromenti.

Todos os concertos têm início pelas 21h30.

Ainda neste Encontro, além da palestra de Rui Vieira Nery, está agendada uma Masterclass de flauta solo orientada por Michael Form (edifício do Atlético, 12 outubro, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00).

Todas as iniciativas têm entrada livre.

A Câmara de Loulé, que promove este Encontro de Música Antiga, salienta que o evento é «uma oportunidade para o público algarvio e para os turistas estrangeiros que visitam a região nesta altura do ano poderem desfrutar de espetáculos de grande qualidade e, simultaneamente, apreciar a riqueza do património eclesiástico concelhio».

Comentários

pub