Investigador da Universidade do Algarve recebe Prémio Inovação Crédito Agrícola

Bruno Medronho, investigador da Universidade do Algarve, foi um dos grandes vencedores do Prémio Inovação Crédito Agrícola, divulgado, ontem, dia […]

Bruno MedronhoBruno Medronho, investigador da Universidade do Algarve, foi um dos grandes vencedores do Prémio Inovação Crédito Agrícola, divulgado, ontem, dia 7, numa cerimónia que decorreu no Museu Fundação Oriente e contou com a presença de Assunção Cristas, ministra da Agricultura e do Mar.

Bruno Medronho é bolseiro de pós-doutoramento, no âmbito de uma bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no Laboratório de Biotecnologia Vegetal da UAlg e recebeu o 1º prémio, no valor de 5 mil euros, na categoria “Investigação e Inovação Tecnológica”, com o projeto “Desenvolvimento de Processos Sustentáveis para a Produção Ecológica de Fibras Têxteis a partir de Recursos Agro-Florestais”.

Este projeto tem como principal objetivo o desenvolvimento de novos solventes para a dissolução e regeneração de celulose com vista à sua aplicação na produção de fibras têxteis.

“Nós discordamos da posição genericamente aceite pela comunidade científica que atribui a insolubilidade da celulose a um tipo específico de interações (i.e. pontes de hidrogénio) entre as moléculas de celulose”, explica o investigador.

“A nossa análise sugere que a celulose tem um claro comportamento anfifílico e, portanto, as interações hidrofóbicas são muito importantes para explicar o padrão de solubilidade. Em última análise, este projeto pretende desenvolver alternativas sustentáveis ao algodão e às fibras sintéticas. Os resultados deste projeto poderão ajudar a revitalizar diferentes áreas nos setores agroflorestal e têxtil, contribuindo para a dinamização da economia nacional”, conclui o investigador.

Sobre a atribuição do prémio, Bruno Medronho considera que “é, sem dúvida, um incentivo forte para continuar a trabalhar mais e melhor”.

Contudo, o investigador deixa “um agradecimento aos colaboradores da Universidade do Algarve e da Universidade de Coimbra que, pela sua dedicação, tornaram este prémio possível.”

O Prémio Inovação Crédito Agrícola pretende reconhecer o mérito e a excelência na agricultura, contribuindo, de forma efetiva, para a disseminação de uma cultura de inovação nos setores da agricultura, agroindústria e floresta, em Portugal. É atribuído pelo Grupo Crédito Agrícola, em parceria com a INOVISA, entidade coordenadora da Rede INOVAR.

Comentários

pub