Início das obras no edifício Mabor alteram trânsito em Portimão

O início das obras de requalificação do chamado edifício Mabor obriga a alterar o trânsito, a partir do dia 15 […]

Panorâmica da zona abrangida_2O início das obras de requalificação do chamado edifício Mabor obriga a alterar o trânsito, a partir do dia 15 de outubro, em algumas ruas da baixa de Portimão, em especial na Rua Santa Isabel e artérias circundantes.

Estas alterações de trânsito estarão «devidamente sinalizadas, estimando-se que estas medidas se mantenham em vigor até meados de fevereiro próximo», anunciou hoje a Câmara de Portimão.

A principal alteração ao trânsito será na Rua Santa Isabel, que inverterá o sentido da circulação automóvel, uma vez que o troço entre o início desta artéria (junto ao banco BPI) e o início da Rua Dr. João Vitorino Mealha (Pastelaria Sansão) será encerrado ao trânsito.

Com esta alteração, o tráfego automóvel vindo da Rua Prof. José Buísel poderá entrar no topo da Rua Santa Isabel e descer em direção à Rua Dr. João Vitorino Mealha, numa inversão de sentido que visa permitir que a circulação automóvel se possa fazer até à Rua 5 de Outubro.

«Salvo esta alteração, não existirão quaisquer outras modificações no sentido da circulação automóvel, sendo que esta área passará a estar devidamente assinalada em virtude das obras e dos condicionamentos de trânsito que daí decorrerão», acrescenta a autarquia.

edifício maborPara o imóvel popularmente conhecido como “edifício Mabor”, situado na confluência entre a Rua Serpa Pinto e a Rua Santa Isabel, além de diversos fogos para habitação, estão projetados alguns espaços destinados ao comércio e serviços, com a manutenção da traça arquitetónica que caracteriza a sua fachada.

No plano de obras está previsto que também sejam beneficiados alguns prédios contíguos, situados na Rua Santa Isabel.

Trata-se de um investimento privado de cerca de 5 milhões de euros por parte da família De Vlieger, ao abrigo do programa comunitário JESSICA, dirigido à reabilitação urbana e gerido no Algarve pelo Turismo de Portugal.

Conhecido pela marca do letreiro publicitário que ostenta no telhado, o edifício Mabor foi construído há cerca de cem anos e sofreu graves danos na sequência do sismo ocorrido em Fevereiro de 1969, representando a futura intervenção um «importante passo no sentido da requalificação desta zona nobre da cidade».

Comentários

pub