Incêndio em Budens foi dominado perto da meia noite

O incêndio que consumiu mato e pasto, na localidade de Pardieiros, em Budens, Vila do Bispo, foi dado como dominado […]

incendioO incêndio que consumiu mato e pasto, na localidade de Pardieiros, em Budens, Vila do Bispo, foi dado como dominado perto da meia-noite.

O fogo, que começou às 15h15 de segunda-feira, chegou a ter três frentes ativas e, ao final da tarde, ameaçava alastrar para a mata de Barão de S. João, já no vizinho concelho de Lagos, mas a chegada da noite permitiu aos operacionais controlá-lo.

Segundo revelou uma fonte no terreno ao Sul Informação, ontem, ao final da tarde, o incêndio passou perto de duas casas, que escaparam, mas por pouco. «É lamentável que as pessoas não cumpram a obrigação de limpar o mato num raio de 50 metros das casas. Nestas ocasiões de fogo é que se lembram», lamentou.

Os 74 bombeiros e 20 viaturas que estavam, então, a combater as chamas – também houve um helicóptero bombardeiro envolvido no combate às chamas, durante a tarde – acabaram por ser reforçados por mais homens e viaturas. Também foram empregues quatro máquinas de rasto, para impedir o avanço do fogo.

Às 00h15, hora em que o incêndio foi, oficialmente, dado como dominado, estavam no terreno 90 operacionais, apoiados por 28 veículos, de corporações de diversos concelhos do Algarve.

 

Foto de: Vanda Rita Oliveira

 

 

Comentários

pub