«Grande Rota do Guadiana» já está a ser sinalizada

Desde o início de Outubro que a «Grande Rota do Guadiana» começou a ser implementada no território. Marcações, sinalizações e […]

GR GuadianaDesde o início de Outubro que a «Grande Rota do Guadiana» começou a ser implementada no território. Marcações, sinalizações e painéis de informação são, para já, os efeitos visíveis de uma rota que atravessa três concelhos e convida residentes e visitantes a partir à descoberta.

A Grande Rota do Guadiana (GR15) iniciou a etapa de sinalização, sendo que desde Vila Real de Santo António, passando por Castro Marim e terminando marcha em Alcoutim (ou vice-versa), vão ser 65 quilómetros de rota pedestre com painéis informativos com cobertura, placas indicativas, postes para suporte de marcação, entre pinturas em elementos naturais e artificiais.

O início/fim da GR 15 é em VRSA, também ponto de ligação à Ecovia do Algarve em direção a Sagres, um corredor verde com uma extensão de 214 quilómetros devidamente sinalizado.

O percurso segue para Castro Marim, atravessa a vila em direção a Monte Francisco, passa pelas localidades de Junqueira, Azinhal, Almada de Ouro, Alcaria, Odeleite, Foz de Odeleite e entra no concelho nordestino de Alcoutim, na aldeia serrana de Corte das Donas, onde começa a subida do rio, com passagem pelas localidades de Álamo, Guerreiros do Rio, Laranjeiras e Montinho das Laranjeiras até ao Miradouro do Pontal.

Continua a GR 15 pela povoação do Marmeleiro até chegar à vila de Alcoutim, esta por sua vez com ligação à Via Algarviana.

Paisagem, património, etnografia, gastronomia, atividade física e ar puro é o segredo desta grande rota que consolida a oferta de percursos pedestre no Baixo Guadiana, aproximando o Litoral ao Interior Serrano. A meta é afirmar o território como uma zona pedestrianismo e de turismo de natureza.

A Associação Odiana implementou no Baixo Guadiana uma rede de 135 quilómetros de percursos pedestres de Pequena Rota (PR), sendo que a GR vai ser a primeira grande via implementada neste território que permite a ligação a pé do litoral ao interior.

A «Grande Rota do Guadiana» é um projeto financiado em 60% pelo PRODER – Subprograma 3, medida 3.2., Acão 3.2.1 – Conservação e Valorização do Património Rural.

 

Comentários

pub