GIPS da GNR ajudam a desmontar arribas instáveis na Praia de Benagil

Elementos do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR estão desde terça-feira na Praia de Benagil, no […]

benagil arribas_1Elementos do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR estão desde terça-feira na Praia de Benagil, no litoral de Lagoa, numa ação coordenada com a Agência Portuguesa de Ambiente (APA) para desmontar zonas da arriba instáveis.

Depois do processo de enchimento desta pequena praia com areia, operação que terminou na segunda-feira passada, agora é a vez de, «cirurgicamente», ir fazendo cair blocos da arriba que ameaçam ruir a qualquer momento.

Para isso, elementos do GIPS descem em rappel pela arriba abaixo, para, à mão, com a ajuda de uma pá ou uma alavanca, ou ainda usando um pequeno martelo pneumático, fazerem cair blocos de pedra sobre a praia, agora deserta e interdita.

Esta tipo de atuação tinha sido testado com êxito em meados de Junho passado, na Praia da Rocha, numa operação que o Sul Informação também acompanhou de perto.

Na altura, o geólogo Sebastião Teixeira, responsável pela Agência Portuguesa do Ambiente/Administração da Região Hidrográfica do Algarve, tinha dito que se trata de uma «parceria que queremos que seja extrapolável para o país inteiro». «A GNR tem esta capacidade operacional, nós temos limitações de atuação», acrescentou.

«O que estamos a fazer aqui é a antecipar derrocadas, a fazer cair pedras instáveis para que não caiam quando não queremos, nomeadamente quando estão pessoas a passar junto às arribas», tinha explicado o geólogo responsável pela operação. E como sabem os técnicos que aquelas são as zonas em risco de cair? «Têm todos os sintomas que antecipam a queda eminente: fendas e rachas».

 

Já começou enchimento artificial de areia da Praia de Carvoeiro

Carvoeiro_reposicao areia_1Complementando uma vasta operação de proteção das praias no Algarve, já começou na terça-feira, na Praia de Carvoeiro, também no litoral de Lagoa, a operação de enchimento artificial do areal.

As operações nesta que é uma das mais populares praias lagoenses têm sido seguidas com interesse por turistas e moradores, nacionais e estrangeiros.

O trabalho do tubo que, vindo da draga ancorada ao largo da praia, jorra areia e água no areal, sendo depois acondicionado por uma máquina escavadora, tem estado na mira de dezenas de fotografias, algumas delas já a correr mundo, nas redes sociais.

O objetivo destas intervenções da responsabilidade da APA é fazer crescer as praias para uma largura de 40 metros de areal, para que os banhistas se afastem das faixas de risco junto às arribas.

Das seis praias onde se vai intervir este ano, num investimento de 2,2 milhões de euros, já foram realimentados os areais da Praia Nova, Cova Redonda (junto à Vila Lara) e Benagil, estando agora em curso a operação em Carvoeiro.

Ficam apenas a faltar duas praias no litoral de Albufeira (Coelha e Castelo), devendo os trabalhos terminar em meados de Novembro.

 

Clique aqui para ver mais fotos sobre o enchimento da Praia de Carvoeiro

Clique aqui para ver mais fotos sobre a operação de desmonte de arribas em Benagil

 

 

Comentários

pub