Fisioterapia pode ser aplicada ao surf e ao bodyboard

O Instituto Piaget de Silves, em parceria com a empresa FisioRider, organizou, no passado dia 24 de outubro, na Praia […]

1O Instituto Piaget de Silves, em parceria com a empresa FisioRider, organizou, no passado dia 24 de outubro, na Praia da Rocha, o workshop “A fisioterapia aplicada ao surf e ao bodyboard”, destinado a estudantes de Fisioterapia.

A fisioterapia aplicada ao surf e bodyboard tem como objetivo principal prevenir as lesões comuns destas modalidades, melhorando o desempenho físico do atleta.

A prática destas modalidades exige movimentos específicos, sendo necessário a aquisição de diversas vertentes físicas, tais como, resistência, velocidade, força, agilidade, flexibilidade e propriocetividade. Os atletas destas modalidades são submetidos a diversos fatores que podem predispor às lesões.

2Uma vez que esta área da reabilitação ainda é pouco difundida, a realização deste workshop, nas instalações do Portimão Surf Club, proporcionou aos estudantes de Fisioterapia o contacto com exercícios da Fisioterapia que podem melhorar o desempenho dos atletas.

Os estudantes observaram a realização de um treino propriocetivo e pliométrico em superfícies instáveis aplicados a atletas, sob a supervisão do fisioterapeuta Filipe Costa, da empresa FisioRider (Portimão).

O treino propriocetivo e pliométrico permite que o indivíduo estabeleça relações com o meio envolvente, fornecendo informações sobre a posição dos segmentos articulares do seu padrão de movimento, sendo um fator importante na correção gestual, na estabilidade dinâmica e na prevenção de lesões.

5Os estudantes praticaram estes exercícios específicos aplicados ao surf e bodyboard, além da realização de uma aula de surf, sob a supervisão do monitor Luís Correia, para que pudessem ter consciência da necessidade de trabalho em superfícies instáveis.

Comentários

pub