Festival Verão Azul e comemorações do Feriado Municipal são destaques de Outubro em Lagos

A quinta edição do Festival Verão Azul e as comemorações do Feriado Municipal são os destaques da programação cultural de […]

forte avenida inauguraçãoA quinta edição do Festival Verão Azul e as comemorações do Feriado Municipal são os destaques da programação cultural de Lagos para Outubro. Ao longo do mês, haverá música, teatro, cinema e artes plásticas.

O Festival Verão Azul, que decorre entre 23 e 26 de Outubro, apresentando-se nesta edição sob o signo da memória. Em Lagos, as atividades vão ter lugar não só no Centro Cultural de Lagos, como também no LAC – Laboratório de Atividade Criativas, Galeria LAR e Cinema de Lagos.

O Feriado Municipal, assinalado a 27 de outubro, é celebrado em honra do padroeiro, São Gonçalo de Lagos. Além das iniciativas de cariz institucional e protocolar, que habitualmente marcam este dia, terão igualmente lugar outras atividades de âmbito cultural, desportivo e recreativo.

No Centro Cultural de Lagos, sobe ao palco, no dia 11, às 21h30, o Quarteto de Guitarras Concordis, formado por Eudoro Grade, João Venda, Rui Martins e Rui Mourinho, apresentando “As Cores do Som”.

No dia 17, será a vez de a Orquestra Clássica do Sul trazer o Ciclo de Solistas, que apresentará em palco obras de Haydn.

Mais para o final do mês, a Associação do Grupo Coral de Lagos leva a efeito, nos dias 26 de outubro e 1 e 2 de novembro, o 3º Ciclo de Encontros Corais em Terras do Infante, que integra o XIV Encontro de Coros Juvenis em Lagos e o XXXVIII Festival de Coros do Algarve. O evento pretende trazer a algumas localidades concertos corais interpretados por vários agrupamentos de diferentes regiões do país.

No que diz respeito a teatro, o CCL apresenta, no dia 10, a peça das Produções Fora de Cena “ E porque não emigras?”, com os conhecidos atores Carlos Areia, Patrícia Candoso e Marta Fernandes, Rosa Soares e Paulo Patrício.

À semelhança do mês passado, o CCL volta a apresentar o Cinema às Quartas (dias 01, 08, 15, 22 e 29), desta vez subordinado ao Ciclo “Os Conquistadores”. A entrada é gratuita.

No final do mês (dias 30, 31 de outubro e 1 de novembro) terá lugar o o Encontro Nacional dos Centros Históricos.

No que diz respeito a atividades desportivas, Outubro marca a abertura da 12ª edição do Projeto “Saúde em Movimento”, que visa promover a melhoria da qualidade de vida dos munícipes de Lagos, através da prática de atividade física moderada e de atividades de estimulação cognitiva.

velaNo dia 12, estão previstos o 7º Raid BTT do GPP e o Rally Sprint de Odiáxere. No dia 25 terá lugar a tradicional Regata Dia da Cidade, a cargo do Clube de Vela de Lagos e para o final do mês, dia 29, decorrerá, no auditório do Edifício Paços do Concelho Séc. XXI, uma palestra subordinada ao tema “Osteoartrose/Osteoporose – tratamento médico e fisioterapeuta”.

Para o dia 19, está marcada a Cerimónia de Evocação da I Guerra Mundial, a acontecer, a partir das 10h30, na Praça Luis de Camões, e que contará com momentos musicais, intervenções oficiais, deposição de coroas de flores e descerramento de placa evocativa do centenário.

Para os meses de novembro e dezembro está já programada a realização de diversas atividades culturais subordinadas à temática da Grande Guerra. A maioria decorrerá na Biblioteca Municipal, mas também estão previstas algumas iniciativas no Armazém Regimental e CCL.

Lagos irá igualmente estar na rota da 2ª semana do Algarve Spa Week (www.algarvespa.com), um evento que já vai na sua 3º edição e reúne 14 spas dos melhores hotéis de 5 estrelas da região. Assim, no dia 24, entre as 10h00 e as 12h00, na Praça Gil Eanes, haverá massagens (gratuitas) e informação sobre esta iniciativa onde promove várias ações relacionadas com o tema “Nutrição”.

CONCERTO ORQUESTRA CLASSICA SULQuanto a exposições, além das que estão ainda patentes, até dia 11, no CCL ( “i lasticidades. i outros” e “Interioridades Singulares”, serão inauguradas neste equipamento, no final do mês – dia 27, duas exposições de Catarina Cardoso (“Ilustrações Originais do Livro – “Portugal, lugares ilustrados/ illustrated places” e “Impermanências”) e “Gentes de Outros Tempos”, uma exposição de Fotografia coordenada por Francisco Castelo, responsável pela Fototeca Municipal.

Na Fortaleza Ponta da Bandeira, está patente ao público, até ao final do ano, a exposição fotodocumental “Lagos, Uma Cidade ao Encontro da sua História – o antes e o depois da construção da Avenida dos Descobrimentos”.

No Centro Ciência Viva de Lagos, conheça, até ao final do mês de novembro, o Projeto MeshAtlantic “Explorando os Fundos Marinhos da Europa”, que integra cartografia dos habitats e da biodiversidade marinha na Costa Atlântica Europeia e mapas dos fundos marinhos de Brest a Cádis e de Galway a Ponta Delgada.

Consulte informação detalhada sobre a programação para o mês de outubro (horas, sinopses e condições de acesso) em www.cm-lagos.pt

Comentários

pub