Mais de 950 pessoas, de 17 nacionalidades diferentes, participaram em 179 atividades, organizadas em quatro dias, com o apoio de 74 parceiros, tendo sido registadas 137 espécies de aves. Estes são os números do sucesso da quinta edição do Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza, que decorreu de 2 a 4 de outubro, em Sagres, e que «voltou a superar todos os números das edições anteriores».
Mais uma vez, Sagres foi o destino de muitos amantes da natureza, que se reuniram no ponto mais ocidental da Europa para celebrar a migração de aves, que nesta altura deixam os seus locais de nidificação e rumam a África para passar o inverno.
«Este ano o Festival voltou a superar as expectativas e ultrapassaram-se os números das edições anteriores», salientam os promotores (Câmara Municipal de Vila do Bispo, SPEA e Almargem) e os seus parceiros.
Além dos residentes no Algarve, e oriundos de vários pontos do país, o Festival recebeu participantes de 17 nacionalidades diferentes, tendo muitos deles vindo de propósito para participar no evento ou, em outros casos, encontravam-se de férias na região e aproveitaram para participar no Festival. Ao que o Sul Informação apurou, a maioria dos estrangeiros foram espanhóis, ingleses, alemães e holandeses, mas, este ano, registou-se até a inscrição de um birdwatcher chinês.
Nesta 5ª edição do festival, foram registadas 137 espécies de aves. «Muitas destas espécies são migradores transarianos, que se dirigem para a África tropical, outros são dispersores e/ou invernantes, havendo também muitas espécies residentes e outras migradoras mais tardias, que ainda permanecem na área», salienta a organização.
As três entidades sublinham ainda o «aumento do número de parceiros da rede empresarial de Sagres», num total de 74 parceiros, o que «confirma a importância do evento para a promoção de Sagres e como estímulo da economia local, numa altura do ano que já não é época alta». Os parceiros incluíram 31 restaurantes, 30 alojamentos; 10 lojas e a grande novidade foram os três supermercados.
Aliás, a cadeia de supermercados Alisuper, que este ano apoiou pela primeira vez o Festival, promoveu uma campanha original, colocando grandes aves em madeira, algumas previamente decoradas por crianças das escolas, outras pelos participantes, junto das suas lojas e nos principais locais do certame.
Embora a foco principal continue a ser as aves, este ano o programa voltou a alargar o leque de oferta, incluindo muitas novas iniciativas, tais como atividades náuticas, saídas interpretativas de geologia, arqueologia, história e educação ambiental.
As atividades mais procuradas continuam a ser as viagens de barco para observação de aves e golfinhos, as saídas para identificação de aves, os mini cursos temáticos, passeios a cavalo ou de burro de carga, as sessões de anilhagem científica e a monitorização de aves.
O espaço de exposições que contou com fotografias e quadros de quatro autores diferentes mereceu visita e elogios de todos os visitantes.
Esta edição voltou a contar com a «preciosa colaboração» da Associação de Turismo do Algarve que voltou a organizar uma press fam, que contou com nove jornalistas e operadores turísticos especializados em Birdwatching e Turismo de Natureza.
Esta ação pretende dar a conhecer locais e valores naturais da região e, assim, estimular o crescimento de formas de turismo alternativos ou complementares ao Sol & Praia.
Comentários