Faro acolhe aula de zumba solidária para ajudar menina a ter acesso a exame médico

Ajudar a pequena Gabriela, de 6 anos, portadora de atraso de desenvolvimento global grave, ainda sem diagnóstico, a ter acesso […]

Aula Zumba Solidária GabrielaAjudar a pequena Gabriela, de 6 anos, portadora de atraso de desenvolvimento global grave, ainda sem diagnóstico, a ter acesso a um exame médico que pode mudar a sua vida, é o objetivo de uma aula de zumba fitness solidária que o pavilhão da Escola Afonso III, em Faro, vai acolher no dia 18 de outubro, às 16 horas.

«A Gabriela tem seis anos de idade, mas tem o desenvolvimento cognitivo de uma criança de dois anos. Necessita da atenção permanente de um adulto e ainda não fala. Tem também necessidade de usar permanentemente ortóteses para lhe permitir uma correta postura corporal», descrevem os promotores desta iniciativa solidária.

Apesar de ter feito inúmeros exame e benefeciado de acompanhamento em consulta de genética, ainda não foi possível estabelecer qualquer diagnóstico, até à data.

Algo que pode mudar, já que «há uma luz ao fundo do túnel». «O exame chamado Whole Exome Sequencing, que é efetuado à criança e aos pais, poderá vir a garantir um diagnóstico correto (aproximadamente 80% dos casos) e proporcionar à Gabriela os melhores cuidados possíveis e maximizar o seu potencial», ilustram.

«É com o fim de ajudar a angariar fundos para realizar este exame, não comparticipado pelo subsistema de saúde, que é realizada a aula de Zumba Fitness. A família continua a lutar para que este exame seja custeado sem peso económico para a família. Caso consiga, os fundos angariados através destas ações de cariz solidário serão utilizados para terapia intensiva da criança», acrescentam. A cada participante são pedidos 3,5 euros, para ajudar.

Além desta iniciativa, está programada para 22 de novembro mais uma ação de solidariedade em prol da Gabriela, desta vez no Moto Clube de Faro, com o apoio e concerto da banda IRIS.

Comentários

pub