Especialistas na área da cardiologia reúnem-se em Olhão

Especialistas e equipas multidisciplinares na área da cardiologia vão refletir sobre as principais patologias ligadas a esta especialidade, na sétima […]

VII Jornadas de Cardiologia e Hipertensão AlgarveEspecialistas e equipas multidisciplinares na área da cardiologia vão refletir sobre as principais patologias ligadas a esta especialidade, na sétima edição das «Jornadas de Cardiologia e Hipertensão do Algarve», que irão decorrer a 7 e 8 de novembro, no Hotel Real Marina, em Olhão.

A iniciativa é promovida pelo Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar do Algarve e tem um cariz técnico-científico.

No primeiro dia vão estar em cima da mesa temas como a «Insuficiência Cardíaca na Prática Clínica» e as «Técnicas não invasivas da cardiologia em medicina familiar». Também haverá um espaço reservado para a mesa de enfermagem, onde, numa vertente mais prática, os enfermeiros convidados vão abordar diversos temas.

Aqui, ensinar-se-á como se processa o «Ensino ao doente hipocoagulado», bem como falar sobre o «Controlo de fatores de risco», dar conta do papel do «Enfermeiro em cardiologia de intervenção» e sobre «Cateterismo cardíaco».

«Pacing e eletrofisiologia», o «Porquê dos reinternamentos», «A via verde coronária. perspetiva da enfermagem» e «Servoventilação: uma nova abordagem ao doente cardíaco» são outros dos temas práticos que vão ser abordados nesta mesa.

No segundo dia, haverá espaços de debate sobre os «Problemas práticos na doença coronária» e «Abordagens dos doentes com arritmias».

Paralelamente, decorre uma mesa de Cardiopneumologia, onde os técnicos vão abordar aspetos ligados a: «Eco de stress farmacológico: experiência de um serviço»; «Doppler transcraniano no diagnóstico do foramen ovale patente»; «Seguimento de doentes com monitorização remota»; «Fatores de risco vascular: atualização de conceitos» e «Reabilitação cardíaca fase II – A perspectiva do cardiopneumologista».

Em ambos os dias serão abordadas questões mais específicas, em sessões da responsabilidade da indústria farmacêutica, nomeadamente a realização de simpósios sobre «O que há de novo na Diabetes em Portugal», «A Hipocoagulação do séc. XXI – o que mudou com rivaroxabano» e «Risco cardiovascular global».

As inscrições podem ser feitas através do site do Hospital de Faro, onde também se pode encontrar informação mais detalhada sobre o programa do evento.

Comentários

pub