CRIA promove seminário sobre Gestão Sustentável de Parques Industriais

A Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia (CRIA) da Universidade do Algarve organiza, nos próximos dias 13 e 14 […]

MER_cartaz_emailA Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia (CRIA) da Universidade do Algarve organiza, nos próximos dias 13 e 14 de Outubro, uma ação de formação especializada em Gestão Sustentável de Parques Industriais, o âmbito do projeto MER – Marketing and Governing Innovative Industrial Areas, cofinanciado pelo programa MED Capitalização.

A ação de formação terá uma duração de 14 horas, sendo que a componente teórica da ação decorrerá, no dia 13, na Sala de Atos da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (Campus de Gambelas).

No dia 14, encontra-se prevista uma visita pedagógica ao Parque Fotovoltaico da Amareleja e ao Parque Tecnológico de Moura.

A formação tem um limite máximo de 15 formandos, pelo que solicitamos que efetue a inscrição com a maior brevidade.

As inscrições deverão ser efetuadas através do seguinte formulário de inscrição: http://ygreen.formees.com/f/mer/

 

PROGRAMA

13 de Outubro
9:30 – 13:00 | 14:30 – 18:00
I. O Conceito de Eco Parque Industrial
II. Gestão de Resíduos Industriais;
III. Conceitos de Eco Construção
IV. Avaliação da Construção Sustentável – Sistema LíderA
V. Sistemas de Gestão Ambiental (ISO 14001 e EMAS)
VI. Sistemas de Gestão da Energia (ISO 50001)
VII. Gestão e Eficiência Energética
VIII. Inovação e Controlo Centralizado

Formadores:
Rui Silva, João Raposo e Jorge Luz

14 de Outubro
7:00
Partida da Universidade do Algarve, Campus de Gambelas (Entrada Nascente)
11:00
Visita ao Parque Fotovoltaico da Amareleja
13:00
Almoço (Restaurante a designar)
15:00
Visita ao Parque Tecnológico de Moura (LÓGICA, EM.SA.)
20:30
Chegada à Universidade do Algarve Algarve, Campus de Gambelas (Entrada Nascente)

 

RUI SILVA
Licenciado em Engenharia do Ambiente pela Universidade do Algarve (Membro da OE n.º 62208) e Mestre em Engenharia do Ambiente, especialização Gestão e Sistemas Ambientais pela Faculdade de Ciências e Tecnologias (FCT) da Universidade Nova de Lisboa.
Auditor de Sistemas Integrados de Gestão. Assessor do Sistema LiderA. Formador Profissional. Possui diversas especializações em Arquitetura Bioclimática, Construção Sustentável, Sistemas Integrados de Gestão e Empreendedorismo.
A nível profissional conta com larga experiência de consultadoria e gestão de projetos na área do ambiente e da sustentabilidade, tendo participado até à presente data no desenvolvimento de cerca de 170 projetos. No final de 2011 criou a YGREEN onde assume o cargo de Diretor Executivo.

JOÃO RAPOSO
Engenheiro Técnico Térmico, pela Universidade do Algarve (Membro da OET n.º 12969). Pós-Graduação em Energias Renováveis em Edifícios na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal. Perito Qualificado do Sistema de Certificação Energética.
Com experiência profissional na conceção, projeto, instalação e manutenção de equipamentos de climatização, tratamento de ar, aquecimento central, águas quentes sanitárias e sistemas solares.
Atualmente, assume a função de Diretor da ÂMAGO – Energia Inteligente, empresa especializada em Eficiência Energética, atuando ao nível de Edifícios de Energia Zero, Projetos Térmicos, a Certificação Energética, Gestão de Manutenção e as Auditorias Energéticas em edifícios habitação, serviços e indústria.

JORGE LUZ
Licenciado em Engenharia Elétrica e Eletrónica pela Universidade do Algarve no ramo de Energia e Controlo. Desenvolveu ao longo de 10 anos, atividades nas áreas de informática e instalações especiais e de rega em empresas da região.
Em 2001 lançou-se no mercado como trabalhador independente e começou o desenvolvimento do software de controlo industrial S-Monitor.
Em 2002 criou a empresa Itelmatis Control Systems que se dedica ao desenvolvimento, fabrico e instalação de sistemas de controlo automático para diversas áreas tais como agricultura, hotelaria, piscicultura, centros comerciais, empreendimentos turísticos, golfe, entre outros.
Atualmente a Itelmatis conta com 20 colaboradores, na sua maioria formados em diversas áreas de engenharia e já é uma das mais inovadoras empresas do País, fazendo parte da rede PME Inovação da COTEC, apoiada pela Presidência da República.

Comentários

pub